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A importancia da tecnologia para otimização dos processos no laboratório

16 jun 2015

A importancia da tecnologia para otimização dos processos no laboratório

A informatização de laboratórios nos dias atuais é essencial para a qualidade do atendimento. Para atender a demanda que está cada vez mais sendo exigida aos Laboratórios de Análises Clínicas, o uso da tecnologia além de proporcionar economia para estas empresas, aumenta a rapidez do atendimento, inspira maior confiança ao paciente e assegura os registros e resultados. Saiba mais sobre a importância da tecnologia para otimização dos processos no laboratório.

A importância da tecnologia para otimização dos processos no laboratório

A tecnologia hoje presente em diversos segmentos é uma realidade sem volta. Processos antes feitos manualmente que causavam erros, atrasos e perdas, são hoje substituídos por ferramentas tecnológicas ágeis e seguras. Na área de saúde em especial, a informatização dos processos realizadas por softwares elaborados exclusivamente para este fim, são indispensáveis, principalmente para laboratórios de análises clínicas, onde a demanda é alta.

A inclusão de métodos automatizados, padronizados e precisos na rotina laboratorial, tem contribuído de forma significativa para auxiliar médicos em diagnósticos de forma rápida e precisa. Exames realizados de forma automatizada oferecem uma margem de erro infinitamente menor em relação a aparelhos mecânicos que fazem o mesmo trabalho.

Vantagens do uso da tecnologia nos processos no laboratório

São inúmeras as vantagens que a informatização pode trazer para o ambiente laboratorial:

  • Aumento da produtividade, agilidade, maior segurança, aumento da qualidade técnica e,
    principalmente, aumento da qualidade no atendimento aos clientes;
  • Aumento da eficiência operacional do laboratório e do controle de qualidade;
  • Menor tempo de processamento de lotes de produção e correção do processo produtivo;
  • Menor índice de retrabalhos e produtos não-conformes;
  • Maior produtividade e redução do tempo de entrega dos resultados;
  • Aumento da qualidade através da redução de erros;
  • Maior agilidade no atendimento das demandas dos clientes e do mercado;
  • Rastreabilidade total dos processos e facilidade de acesso às informações, com maior eficiência e confiabilidade operacional;
  • Redução do trabalho administrativo e melhor gestão do laboratório, por meio da automação e gestão das atividades diárias;
  • Facilidade no cumprimento e atendimento aos requisitos de integridade, rastreabilidade, confidencialidade e autenticidade dos registros.

Os softwares hoje disponíveis para laboratórios são completos, tem controle desde o atendimento na recepção até a emissão dos laudos, bem como faturamento de convênios de forma organizada e ágil, controle estatístico e pode ser configurado de forma personalizada para cada laboratório.

Melhoria do atendimento através da otimização dos processos no laboratório

As melhorias nos diversos setores de laboratórios de análises clínicas tem sido evidente devido a implantação de métodos modernos de trabalho com o uso de softwares de automação. No setor de atendimento, ou recepção, funcionários e pacientes tem experimentado um fluxo menos estressante, mais ágil e com menos erros através dos softwares de laboratórios que contém processos que permitem estes avanços:

  • O atendimento na recepção realizado com os sistemas informatizados traz telas de fácil compreensão,
    reduz horas de treinamento de funcionários e facilita o trabalho das recepcionistas;
  • O cadastro dos pacientes e solicitações de exames são realizados de forma simplificada, com a biometria dos pacientes e foto, que garantem maior segurança no atendimento e redução do risco de trocas de exames;
  • Redução do tempo de cadastro com uso do recurso de inclusão em massa;
  • Entrega de laudos mais segura, que mostram quando e quem retirou os resultados;
  • Resultados de exames via internet e SMS.

Os proprietários de laboratórios de análises clínicas devem ter em mente sempre que para que sua empresa possa ser competitiva no mercado, melhore a lucratividade e atenda às expectativas dos pacientes, é preciso garantir que o atendimento, a coleta, a execução dos exames e entrega de laudos sejam feitos com qualidade, gerando assim fidelização.

Gerenciar um laboratório nos tempos atuais da era tecnológica, requer muitos cuidados em todos os setores, tendo em vista que são empresas muito requisitadas, contém muitos funcionários e recebem muitos pacientes, portanto, a escolha por um bom software que possa organizar todos estes setores e realizar os processos de forma ágil, não é um gasto desnecessário, e sim, um investimento que gera qualidade, produtividade e segurança para todos os envolvidos.

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