(43) 3336-8556

Como treinar a equipe do laboratório de maneira eficiente?

15 jan 2016

Como treinar a equipe do laboratório de maneira eficiente?

Inúmeros fatores contribuem para o sucesso de um laboratório. Mas um deles é  especialmente importante, estamos falando da equipe de trabalho. Profissionais capacitados são fundamentais para um bom desempenho da empresa. Com um treinamento adequado é possível aprimorar o atendimento e os processo internos do laboratório para assim oferecer mais qualidade e agilidade aos clientes.  Neste artigo vamos mostrar como treinar uma equipe de maneira eficiente e econômica, confira!

Treinamento inicial

Se você contratou um novo funcionário, já nesse inicio ele precisará de treinamento para entender como funciona as atividades do laboratório e como os clientes devem ser atendidos, além de aprender mais sobre a cultura, missão e valores da sua empresa.

Além desse primeiro treinamento procure colocar o novo funcionário para trabalhar inicialmente com a supervisão e auxilio de um profissional mais experiente. Com isso o recém-chegado aprenderá mais rápido os procedimentos e a rotina do laboratório.

Incentive o conhecimento entre os funcionários

Alguns funcionários têm mais experiências que outros ou ainda possuem talentos e habilidade que podem ser transmitidos para a equipe de trabalho visando aumentar o conhecimento de todos. É preciso incentivar os profissionais a passarem seu conhecimento na área adiante. Sendo assim, procure organizar palestras com os colaboradores para que um deles compartilhe o conhecimento com os outros. Ou ainda crie grupos de estudo com profissionais de diversas áreas para discutir temas relacionados ao laboratório como, por exemplo, as melhores práticas de atendimento ao paciente. Os grupos de estudo também são uteis para criar uma maior integração entre os funcionários e melhorar o ambiente de trabalho.

Estimule o aprendizado

A internet está repleta de conteúdo sobre diversas áreas, há inclusive cursos gratuitos. Portanto estimule o aprendizado entre os funcionários. Para isso, procure assuntos ou cursos relevantes para área e compartilhe entre a equipe por meio de recursos como intranet ou newsletter.

O processo deve ser contínuo

Tenha em mente que não adianta realizar o treinamento uma única vez, ele precisa ser frequente.  O mesmo acontece com as avaliações. É importante avaliar os resultados dos treinamentos e o desempenho dos funcionários bem como dar feedback ao profissionais. Com isso eles poderão saber as qualidades, pontos positivos e pontos em que eles precisam melhorar.

Invista em soluções tecnológicas

De nada adiante ter uma equipe bem treinada que apresenta agilidade no atendimento se os recursos tecnológicos não forem eficientes, por isso invista em tecnologia e informatize os procedimentos internos para garantir qualidade em todo o serviço. Além disso, os softwares laboratoriais são uma ótima opção para facilitar a gestão do laboratório em todas as etapas, contribuindo com a produtividade e desempenho da empresa.

Um bom laboratório precisa ter uma equipe eficiente por isso procure aplicar técnicas de treinamento em seus funcionários para que eles se mantenham atualizados em relação às melhores práticas e procedimentos que devem ser utilizado no dia a dia. Também é importante incentivar o compartilhamento de conhecimento entre eles e investir em soluções tecnológicas para modernizar seu negócio e enfrentar a competitividade do mercado.

Se você já realizou o treinamento de sua equipe é importante também analisar o desempenho deles. Vejaneste post 5 ferramentas que te ajudarão nessa missão!

 

Deixe seu comentário