Como fazer a gestão de laboratórios públicos? Confira

O futuro dos laboratórios está na informatização dos processos, e essa já é uma realidade em muitos desses estabelecimentos na iniciativa privada. Mas como implementar essas mudanças e melhorias na gestão de laboratórios públicos? Como executar a automação laboratorial para obter todos os benefícios dos recursos tecnológicos na área da saúde? Neste artigo, vamos explicar…

O que é centralização de dados e qual sua importância?

Por mais clichê que pareça, é preciso encarar a realidade: existe uma quantidade massiva de dados sendo gerados. Para um laboratório, por exemplo, nem sempre é fácil fazer a gestão desse volume. Por isso, vamos entender melhor sobre a centralização de dados. Vale ressaltar que, além de serem gerados, eles precisam ser atualizados, afinal, a…

Centralização de dados em laboratórios: entenda a importância

A centralização de dados em um laboratório consiste no procedimento em que todas as informações pertinentes ao fluxo de processos ficam localizadas em um único lugar. Dessa maneira, evitam-se situações que comprometem o bom andamento do laboratório — por exemplo, a dificuldade de ter acesso e rastrear informações nos bancos de dados. Ela também evita…

4 dicas para garantir a melhoria contínua em laboratórios de análises clínicas

Quando o assunto é saúde, muitas pessoas pensam na prática clínica direta: médicos e enfermeiros cuidando dos pacientes. Porém, nos “bastidores”, os laboratórios apresentam papel decisivo, o que demostra a importância de se buscar melhoria contínua. E quando dizemos “decisivo”, não estamos exagerando. Afinal, um único resultado de exame pode ser suficiente para a tomada…

Qual a importância sistema de interfaceamento laboratorial?

Primeiro fato: a tecnologia é indispensável para o sucesso do laboratório. Mas isso você já sabe, certo? O que muitos gestores não conhecem é o sistema de interfaceamento laboratorial, que realiza uma importante integração dentro do laboratório. É justamente essa integração que vai fazer toda a diferença na qualidade do serviço. E não estamos nos…

O que é um sistema de workflow e quais as vantagens para o laboratório?

Na língua inglesa, workflow quer dizer fluxo de trabalho. Por sua vez, no mundo dos negócios, esse termo se tornou uma metodologia que assume o sentido de automação de processos. Trata-se, então, de um sistema de workflow que estabelece organização e otimização da execução das tarefas. Assim sendo, esse método se mostra bastante útil para…