(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
25 out 2017

5 tecnologias na área da saúde que você precisa conhecer

//
Comentários0

A revolução tecnológica atingiu nossa sociedade de tal maneira que nenhum setor sobrevive bem sem os aparatos, softwares e aplicativos disponibilizados. E, quando o assunto é tecnologia na área da saúde, não é diferente.

Sendo assim, listamos 5 tecnologias na área da saúde que você precisa conhecer. Ficou curioso sobre como essas tecnologias podem te ajudar no dia a dia? Então confira!

1. Automação em laboratórios

A automação em laboratórios é uma tecnologia que precisa estar presente em qualquer empreendimento que almeje ter um diferencial estratégico para conseguir mais clientes.

A tecnologia deve ser uma aliada nesse tipo de estabelecimento que pode contar com automações mais simples como, gestão do fluxo de pacientes, até robôs para a realização de coletas em exames, esteiras de transporte para levar o material coletado de um local até outro, braços robóticos articulados que podem se movimentar em diversas direções para fazer procedimentos com o material examinado, por exemplo. Além dos tradicionais equipamentos para realização de exames que estão cada dia mais modernos e imbuídos de tecnologia. Todos estes equipamentos precisam estar integrados com o LIS do laboratório para que o processo seja eficiente e gere resultados significativos para a empresa.

2. Fleboscópio

O fleboscópio é um aparelho que detecta veias, até mesmo as mais profundas e que não são visíveis a olho nu. Trata-se de um excelente equipamento para laboratórios que desejem prestar um serviço diferenciado, conseguindo realizar a punção das veias de forma precisa, mesmo nos casos mais complicados.

Dessa forma, o fleboscópio auxilia os coletadores do laboratório a elevar o nível da qualidade da coleta de material e transmite uma imagem de seriedade e segurança para o paciente que sentirá mais confiança nos resultados que lhe serão entregues posteriormente.

3. Comunicados por SMS

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas têm celular e, por conta disso, os comunicados por SMS podem ser uma excelente forma de se relacionar com o público do seu laboratório. Você pode contar com um software de gestão de mensagens para enviar automaticamente desde mensagens de boas vindas, quando a pessoa dá entrada no laboratório, até a divulgação do resultado de exames.

Além dessa prestação de serviço, os mensageiros eletrônicos também podem ser utilizados em ações de marketing, como o envio de felicitações no dia do aniversário dos clientes, por exemplo.

4. Aplicativos para consulta de laudos online pelos pacientes e médicos

Aquele velho modelo de resultados de exames serem entregues impressos para os pacientes está ficando cada vez mais obsoleto, pois os aplicativos de laudos estão ganhando cada vez mais força nos laboratórios modernos.

Com um usuário e senha definidos pela equipe administrativa do laboratório, tanto pacientes como seus médicos poderão acessar os laudos com resultados de exames por meio de um aplicativo, que também poderá exibir o histórico dos resultados do paciente. Isso gera um ganho de tempo e evita problemas como a perda do papel, por exemplo.

5. Armazenamento em nuvem

Esqueça aqueles fichários enormes com os mapas de trabalho, fichas de pacientes e laudos não retirados. A tendência é que cada vez mais esse tipo de informação seja armazenada em nuvem, evitando assim a perda de papéis que podem ser importantes e que precisam ser armazenados por determinação da ANVISA.

Existem plataformas gratuitas de armazenamento em nuvem — como o Dropbox — e também outros sistemas mais completos que são pagos e permitem funções adicionais, além de mais espaço para o upload de documentos.

Conseguiu compreender como a tecnologia na área da saúde chegou com tudo? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para seus amigos que você está sempre acompanhando as tendências para o seu estabelecimento!

Deixe seu comentário

Vendas