(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
27 out 2017

Descubra 3 tendências em exames laboratoriais

//
Comentários0

Ao longo dos anos, a evolução humana foi acompanhada pelo desenvolvimento de novas bactérias e vírus, assim como pelo surgimento de doenças raras e desequilíbrios orgânicos com origens na má alimentação ou na influência de vários elementos tóxicos que hoje chegam indiscriminadamente aos nossos cardápios.

Como quase todas as pessoas enfrentam problemas com a saúde e necessitam de diagnósticos precisos, os exames laboratoriais precisam acompanhar as novas tendências, tendo como grande aliada a tecnologia, para enfrentar as diversas enfermidades que se desenvolvem a cada ano.

Afinal, na mesma velocidade em que muitas mutações genéticas acontecem, os profissionais precisam sintonizar os seus métodos com os equipamentos modernos desenvolvidos por meio de pesquisas apuradas financiadas por altos investimentos.

Para ajudar o seu laboratório a se adequar às inúmeras novidades que existem hoje no vasto mercado médico, selecionamos, neste post, 3 tendências de procedimentos que podem fazer grande diferença na hora de atender os mais diversos clientes.

Quer conhecê-las? Então não deixe essa leitura para depois! Confira como exames laboratoriais inovadores podem ajudar o seu negócio a construir um diferencial!

1. Aconselhamento genético

Uma das grandes preocupações das pessoas se encontra em relação às doenças genéticas que elas poderão desenvolver no futuro. O aconselhamento genético, apoiado no conhecimento científico que já é capaz de encontrar falhas em genomas que levam a cerca de 1000 enfermidades diferentes, atua nesse ponto, descobrindo, com antecedência, doenças a partir da análise genética do paciente.

Antes do exame, é feita uma consulta em que os pacientes descrevem os hábitos de vida e da saúde de familiares de primeiro e segundo graus. Construída a árvore genealógica e com os dados dos exames laboratoriais, é possível chegar a um diagnóstico com informações muito bem apuradas.

Como muitas famílias têm históricos como de câncer que atingiram parentes próximos, artrose nos ossos dos pais, fibrose cística ou síndrome de Down em primos e até irmãos, o exame de aconselhamento genético é muito procurado para identificar possíveis alterações antes da manifestação da doença.

Esse tipo de exame é também muito interessante para casais que desejam ter filhos. Pois, fazendo uso do cruzamento das informações genéticas do homem e da mulher e dos seus históricos familiares, é possível detectar, antes mesmo da concepção, alguma doença que tenha chances de ocorrer na criança.

Isso porque os métodos de aconselhamento genético têm o objetivo de identificar os indivíduos que têm alguma alteração hereditária, definindo se o paciente conta com alguma mutação que possa explicar ou prever o surgimento da doença.

Outra boa contribuição desse método se dá em relação ao tratamento do câncer, pois a detecção antecipada da propensão ao surgimento de tumores, por meio de exames genéticos, aumenta drasticamente as chances de cura, principalmente em casos raros, como a síndrome de Li-Fraumeni.

Com os exames genéticos se multiplicando a cada dia em razão das inúmeras pesquisas relacionadas com o assunto, vêm à tona discussões éticas em torno da discriminação genética. Entretanto, os aconselhamentos genéticos já podem ser solicitados e vêm auxiliando muitos pacientes em busca de garantir um futuro saudável.

Por isso, é importante o seu laboratório estar preparado para essa tendência, contando com equipamentos modernos e um geneticista no quadro dos colaboradores.

2. Food Detective

Existente no Brasil há pelo menos três anos, o exame desenvolvido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, identifica a intolerância alimentar para 59 tipos de alimentos.

Trata-se de uma revolução na medicina preventiva, afinal, há milhares de casos de pessoas que não podem ingerir determinados alimentos, como o glúten, milho, ovo ou cacau.

Tendo as mulheres como principais interessadas, o exame é feito de maneira bem simples, por meio de uma gota de sangue, e pode apresentar o resultado em menos de uma hora.

O exame pode auxiliar diversas pessoas que sofrem de inúmeros distúrbios, pois uma simples mudança na dieta pode ser a salvação para modificar antigos incômodos que tiram o sono de vários pacientes.

Por meio dos resultados, uma pessoa ansiosa, por exemplo, pode ser sugerida a ingerir mais zinco, diminuindo os sintomas desse quadro. Ou, então, com o exame feito, é possível introduzir pacientes à reeducações alimentares que podem amenizar até mesmo os sintomas da TPM (tensão pré menstrual).

Ou seja, totalmente sintonizado com as mudanças de hábito da população que começa a buscar uma vida mais saudável e produtiva, o exame é um aliado no tratamento de intolerâncias que causam alergias, dores ou incômodos que limitam o cotidiano de muita gente.

3. Sistemas de gestão integrada – microbiologia

A implantação de sistemas de gestão integrada para agilizar os processos nos exames laboratoriais é outra tendência que não pode ficar de fora do seu negócio.

Inúmeras plataformas integram todos os setores do laboratório, fazendo com que as informações sejam precisas, com dados estatísticos e otimização do tempo para melhor atender os seus clientes.

A automação do setor de microbiologia e oncologia, por exemplo, é fundamental nessa nova tendência. Como o diagnóstico de doenças crônicas requer rapidez e credibilidade nos resultados, é preciso realizar investimentos em equipamentos de ponta para não ficar para trás.

Sistemas de testes precisam seguir padrões internacionais e passar por atualizações constantes, já que a tecnologia se modifica com frequência. Portanto, obter certificações é essencial para o seu laboratório se tornar referência em diagnósticos de doenças crônicas, lançando mão de departamentos integrados, como hematologia, coagulação e, até mesmo, testes feitos na casa do paciente.

A instalação de sistemas de gerenciamento também se faz necessária para aumentar a produtividade do laboratório, além de contribuir em tomadas de decisões mais eficazes e certeiras.

Com a atualização constante dos dados do sistema, os pacientes poderão saber corretamente o dia em que determinado exame ficará pronto, economizando tempo e ainda trazendo mais satisfação com o serviço prestado.

Dessa maneira, a garantia de um serviço de melhor qualidade se faz presente a cada dia por meio de investimentos em tecnologia de ponta.

Essas são algumas das tendências em exames laboratoriais que estão despontando e inovando os processos de diagnósticos. Se você gostou deste artigo, que tal conhecer dicas para administrar seu laboratório em tempos de crise?

Deixe seu comentário

Vendas