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Como gerenciar o fluxo de pacientes no laboratório de forma eficiente?

26 out 2015

Como gerenciar o fluxo de pacientes no laboratório de forma eficiente?

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Gerenciar o fluxo de pacientes na recepção do laboratório não é uma tarefa fácil, pois é necessário estar preparado para o pico de atendimento nas primeiras horas da manhã e a queda drástica nas demais horas do dia. Este gerenciamento exige organizar a fila de atendimento e coleta, pacientes preferenciais, tempo de espera, tempo de atendimento, tempo de coleta, entre outros. Somente monitorando e melhorando constantemente estes aspectos é que o laboratório poderá garantir um atendimento ágil e consequentemente, a satisfação do cliente.

Como o Unilab gerencia o fluxo de pacientes no laboratório?

  • Sistema de atendimento por senha:

O primeiro item necessário para o controle do fluxo de pacientes no laboratório é a retirada de senhas por atendimento. Para isso a Uniware desenvolveu uma Botoeira, que deve ser conectada a um computador juntamente com uma impressora. Dessa forma o Unilab passa a gerar as senhas de atendimento para os pacientes que chegarem na recepção.

As recepcionistas podem chamar o próximo paciente da fila a partir da tela de atendimento do Unilab , rechamar ou encerrar o atendimento por senhas.

A senha chamada pela atendente aparece em um painel que pode ser uma TV ou um monitor de computador com caixa de som. Além do recurso visual, a senha é lida pelo computador através de um recurso de narração, chamando a atenção dos pacientes e gerando acessibilidade para que deficientes visuais possam saber o momento do seu atendimento.

 

  • Coleta informatizada:

Após concluído o cadastro, o paciente é direcionado para a coleta. Os coletadores podem acompanhar a fila de coleta por computador touch screen, que pode estar em uma área comum ou dentro de cada sala de coleta. Neste momento, o coletador pode identificar um material faltante e confirmar a coleta, e ainda imprimir documentos como protocolo e etiqueta, com isso agilizando o processo de cadastro na recepção, onde costuma estar o maior gargalo dos laboratórios.

 

  • Indicador de qualidade:

Para garantir a qualidade do atendimento e a satisfação de seus clientes, é essencial fazer o acompanhamento contínuo dos indicadores de qualidade. Para tanto, o Unilab desenvolveu um aplicativo para consulta em tempo real dos dados de atendimento do seu laboratório. Estes dados podem ser apresentados em forma de gráfico em qualquer dispositivo (smartphone, tablet ou computador), e permitem que os gestores resolvam situações críticas de forma imediata, mesmo estando ausentes do laboratório.

Com estes recursos o Unilab permite um controle muito mais acurado e em tempo real do que acontece na recepção e coleta de seu laboratório, aumentado a eficiência do fluxo de pacientes e facilitando a identificação de possíveis problemas no atendimento. Quer saber mais? Entre em contato conosco. Clique aqui