(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
transformação digital
2 jul 2018

Transformação digital e laboratórios de análises, como fazer?

//
Comentários0

A transformação digital faz parte de uma gestão que enxerga a TI como um setor estratégico do laboratório, que tem o poder de trazer benefícios a todos os seus projetos. Além de proporcionar ótimos resultados e maior eficiência nas operações, o que as organizações de saúde mais almejam da tecnologia da informação é otimizar a eficiência operacional.

Para este segmento, a evolução da tecnologia vem proporcionando um aperfeiçoamento das atividades, obtendo resultados precisos e de forma mais rápida, com segurança e qualidade. Com ferramentas ágeis e seguras, fica muito mais difícil acontecerem atrasos, erros ou perdas. Neste post falaremos mais sobre transformação digital em laboratório de análises. Acompanhe!

Fique de olho no mercado

Uma coisa é certa: os laboratórios que realizam a transformação digital conseguem vantagem competitiva sobre a concorrência. A tecnologia não é mais um luxo, e sim uma necessidade — além de ser o maior canal para o sucesso do negócio. No entanto, não é somente a virtualização de servidores ou a contratação de infraestrutura, é também uma mudança bem profunda dos modelos de negócio, voltada para demandas do mercado.

É muito importante analisar a concorrência e suas estratégias, a fim de determinar os pontos fracos e fortes em relação ao seu laboratório. Por meio desta análise você poderá se posicionar no mercado e identificar os pontos que diferenciam o seu laboratório do resto dos competidores com o objetivo de atrair o público desejado.

Somente com um laboratório verdadeiramente digital, seus gestores conseguiram competir com vantagens nesse competitivo mercado.

Invista em automação laboratorial

A automação de equipamentos laboratoriais possibilita uma interface com um ótimo controle de qualidade, a fim de garantir ao laboratório uma vistoria mais precisa. Após os resultados do dia, este sistema oferece uma análise completa dos indicadores de qualidade e eficiência de maneira bem objetiva — possibilitando que a tomada de decisão seja mais rápida e eficiente em toda área técnica.

É fundamental ter um parceiro adequado para garantir que a tecnologia que for implantada ofereça rapidamente uma economia de tempo e de custos, proporcionando aumento da produtividade do laboratório de acordo com as melhores práticas do mercado.

Um bom software somente não basta, pois, o parceiro contratado deve acompanhar os grandes volumes de dados e as demandas — possibilitando uma visão melhor de todas as operações do laboratório, além de atender com segurança e qualidade.

A agilidade e padronização dos processos, diminuição dos erros de operação e otimização do controle de qualidade são alguns dos benefícios da automação laboratorial.

Com ela é possível verificar de forma automatizada os exames, possibilitando que os profissionais da área técnica foquem nos resultados alterados e em suas causas, contribuindo para entrega dos laudos dentro do prazo, com mais agilidade e clareza.

Em síntese, é óbvio que você não pode começar essa transformação sozinho. Se reúna com seu departamento de TI e com todos os gestores, a fim de definir seu planejamento inicial de transformação digital e migração para a nuvem.

Verifique a situação do mercado e estudem a concorrência para definir quais as melhores opções do mercado que poderão auxiliar nesse processo.

Se você gostou do nosso post sobre transformação digital, siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações: estamos no Facebook e no LinkedIn!

Deixe seu comentário

Vendas