Indicadores Comerciais para Potencializar a Gestão do Seu Laboratório

Gerenciar um laboratório de análises clínicas é uma tarefa que vai muito além da execução, precisa de exames e da entrega de resultados confiáveis. Como dono ou gestor, você está no epicentro de decisões que afetam não apenas a qualidade técnica dos serviços, mas também a sustentabilidade e o crescimento do negócio em um mercado…

Erros mais Comuns no Comercial de Laboratórios, e Como Evitá-los!

A gestão comercial é uma área subestimada por muitos laboratórios, mas que pode fazer toda a diferença no sucesso ou no fracasso de uma operação. Com o aumento da concorrência e o avanço das metodologias diagnósticas, saber vender os serviços de forma eficiente e estratégica tornou-se uma necessidade básica para qualquer laboratório que almeja crescimento.…

Dicas de ouro para um bom atendimento nas redes sociais!

Oferecer a alternativa de atendimento virtual ao cliente já se tornou, há muito, prática essencial para qualquer empreendimento. E no caso dos laboratórios, ela pode funcionar quase como num modelo de tele-entrega; pense, por exemplo, que é possível agendar a coleta domiciliar e disponibilizar os resultados online, o que vai dispensar qualquer participação presencial do…

Ao comunicar notícias difíceis para os clientes, inspire-se nestas dicas!

Ninguém gosta de ser o portador de más notícias, mas, às vezes, não há como fugir delas. Situações delicadas podem ser uma ótima oportunidade para exercitar a empatia, a gentileza e a diplomacia, demonstrando aos seus clientes o quanto eles são importantes. E isso resulta numa percepção de atendimento humanizado, tão valorizada atualmente. Você pode…

Transformando a Recepção do Seu Laboratório em um Espaço de Valor

A recepção de um laboratório de análises clínicas é muito mais do que apenas um espaço de espera. Dependendo do horário ou do dia, os pacientes podem passar um tempo considerável nesta área, representando uma oportunidade única para os gestores do laboratório.  Ao otimizar este espaço, não apenas se pode melhorar significativamente a experiência do…

Como usar a metodologia Kanban na rotina do laboratório?

Manter seus compromissos em ordem, organizar e agilizar processos e ter uma visão mais clara da sua produtividade estão entre as funções mais importantes da metodologia Kanban, uma evolução dos métodos de anotação visual que remontam à ancestral agenda de papel. (Alguém se lembra?) Kanban é uma palavra japonesa que significa “cartão”, e é assim…

Aproveitando o vídeo da recepção para divulgar o laboratório

Já pensou que às vezes você pode estar deixando de aproveitar algumas das melhores oportunidades de divulgação do laboratório? Muitos aplicativos do dia a dia são multifuncionais e, ao investir neles, nada mais justo que você os usufrua plenamente. Se ficou curioso, estamos falando de um dos utilitários mais populares em operação na recepção presencial…

Plano orçamentário do laboratório: O que é e dicas

Realizar corretamente seu planejamento orçamentário é tão importante quanto acompanhar as entradas e saídas mensais do laboratório, e até mais. O Plano Orçamentário consiste na criação de um roteiro detalhado que define como os recursos financeiros da empresa serão alocados e gerenciados ao longo de um determinado período, incluindo previsões de receitas e despesas. E…