(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
19 jan 2018

Mapeie o mercado: descubra o SWOT para laboratório de análises clínicas

//
Comentários0

A matriz SWOT para laboratórios de análises clínicas é a ferramenta de que os gestores precisam para verificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de seus negócios. Ela permite definir objetivos e detectar os fatores internos e externos que impactarão um laboratório, se preparando para eles.

É por meio da análise SWOT que um laboratório de análises clínicas poderá adquirir um conhecimento mais profundo do segmento de mercado que atua, o papel desempenha e como ampliar o seu alcance.

Quer saber como fazer tudo isso? Então continue a leitura!

O que é a análise SWOT

O acrônimo SWOT se refere às palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats. Ele também é conhecido como análise FOFA, outro acrônimo formado pela tradução dos termos originais: Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

A análise foi criada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford liderado por Albert Humphrey durante as décadas de 1960 e 1970. Seu principal objetivo é fazer um diagnóstico da situação de uma empresa, a fim de detectar pontos em que ela deve melhorar e oportunidades que podem ser aproveitadas, tanto interna quanto externamente.

Como usar a análise SWOT para laboratório de análises clínicas

Apesar de ter uma área de atuação bastante específica, um laboratório de análises clínicas guarda muitas semelhanças com um negócio convencional. Por isso, a análise SWOT também pode ser utilizada pelos seus gestores, da seguinte maneira:

Pontos fortes

É por meio da análise SWOT que o gestor poderá identificar os pontos fortes do serviço prestado pelo laboratório clínico e, assim, criar uma vantagem competitiva para se destacar da competição.

Por exemplo, um laboratório de análises clínicas com acesso fácil e que esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, terá uma vantagem sobre aqueles que operam somente em dias úteis ou horário comercial.

Outro exemplo é oferecer uma equipe especializada em uma determinada área, ou dispor ainda de serviços exclusivos, como a coleta de materiais em domicílio. Isso fará toda a diferença na hora da tomada de decisão sobre qual laboratório escolher.

Fraquezas

Os pontos fracos representam oportunidades únicas de melhoria e aprimoramento, com a finalidade de obter a excelência na prestação de serviços e, assim, ofuscar a concorrência.

Ao identificar as áreas do laboratório de análises clínicas que demandam mais atenção, o gestor é capaz de redirecionar esforços e recursos, otimizando tempo e dinheiro em ações para reverter os quadros de insatisfação de clientes.

Uma boa medida para transformar fraquezas em pontos fortes é estabelecer um canal para que o cliente possa deixar sua opinião sobre os serviços prestados. No entanto, não basta receber o feedback: é preciso realmente ouvir o que o cliente tem a dizer e encontrar meios de satisfazer suas necessidades.

Oportunidades

O SWOT para laboratório de análises clínicas ainda promove a identificação de oportunidades que poderão reverter em maior alcance de público.

Oportunidades podem surgir da necessidade de incluir novos serviços ou coberturas sazonais, por exemplo. Serviços que poucos laboratórios oferecem também podem contribuir para atingir novos mercados.

Ameaças

Os avanços da medicina têm proporcionado uma concorrência mais qualificada entre os laboratórios de análises clínicas.

Outra ameaça importante é a crescente escassez de mão de obra qualificada para serviços laboratoriais. O SWOT para laboratório de análises clínicas permite ao gestor avaliar o impacto de tais ameaças sobre a empresa.

O fator de grande relevância nas ameaças é que elas fogem do controle do laboratório e podem surgir de diversas formas, seja por meio de uma determinação inesperada do governo federal, por exemplo, ou da chegada de produtos e serviços genéricos no mercado.

Sendo assim, uma maneira de reduzir tais ameaças é procurar parcerias com hospitais e clínicas com a finalidade de transformar competidores em aliados.

O SWOT para laboratório de análises clínicas pode ser fator determinante no sucesso dos prestadores desses serviços. Para garantir que a análise seja feita correta e eficientemente, pode ser importante contar com uma consultoria especializada. Confira nosso outro artigo e descubra se esse é o caso do seu laboratório!

Deixe seu comentário

Vendas