(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
11 jun 2018

4 dicas para treinar funcionários de laboratórios de análises clínicas

//
Comentários0

São vários os elementos que colaboram para o sucesso de um laboratório. Mas um deles é essencial: investir em treinamentos para os funcionários de laboratórios de análises clínicas. Ter profissionais bem capacitados é primordial para que seu negócio obtenha sucesso e bom desempenho neste mercado.

É possível melhorar o atendimento e a gestão dos processos internos, por meio de treinamentos adequados, a fim de oferecer aos pacientes um atendimento mais ágil e de qualidade. Há várias dicas para que estes treinamentos sejam eficazes, mas separamos algumas delas para você. Confira!

1. Monte um quadro essencial de funcionários

Para o sucesso de um laboratório, é essencial o fator humano. Dispor de profissionais qualificados e que sejam comprometidos deve ser a principal prioridade de todo negócio. Um laboratório de porte médio deve ter um quadro de funcionários composto por:

  • 1 gerente administrativo;
  • 2 auxiliares administrativos;
  • 1 responsável técnico;
  • 2 técnicos de laboratório de análises clínicas;
  • 2 auxiliares de laboratório;
  • 2 atendentes;
  • 1 serviços gerais;
  • 1 copeira.

É muito importante a qualificação e o treinamento de funcionários de laboratório de análises clínicas, além de as aptidões de cada um ser compatível com as funções desempenhadas. Ao qualificar seus colaboradores, aumenta-se a retenção e o comprometimento deles com a empresa. Além disso, diminui a rotatividade e reduz os custos trabalhistas, otimizando o funcionamento do seu negócio.

2. Introduza sistemas de gestão

Por meio da implantação de sistemas de gestão e de um bom planejamento estratégico, o laboratório consegue definir quais os caminhos e as ações a serem tomadas, a fim de alcançar seus objetivos e metas. É essencial que no treinamento destes funcionários exista uma linha de condução para condicioná-los a atender todos os tipos de pacientes, cada um com sua necessidade específica.

É um grande desafio para o RH dos laboratórios desenvolver e implantar um sistema de gestão que seja eficaz e que possa medir o seu perfil comportamental e o seu empenho. E que também seja uma importante ferramenta para dar informações que direcionem o negócio em direção às suas metas.

Preocupe-se em engajar seus gestores, pois com a gerência do seu laboratório engajada se torna muito mais fácil ter o apoio dos demais colaboradores durante o treinamento. Mostre para eles todas as oportunidades de crescimento profissional que o seu negócio oferece. Após cada etapa da capacitação, os gestores e demais colaboradores podem elaborar um plano de desenvolvimento individual ao estabelecerem metas profissionais.

3. Garanta a satisfação dos seus colaboradores

É de extrema importância garantir a satisfação dos seus colaboradores para que o ambiente de trabalho fique mais harmônico e produtivo. Lembre-se de que eles são o motor que ajuda a impulsionar o seu negócio. Funcionários mais satisfeitos são mais produtivos. Com um ambiente satisfatório e favorável, eles têm mais prazer em desempenhar suas funções e as fazem de forma mais amorosa e delicada, gerando satisfação nos pacientes também.

Ofereça benefícios a eles, como: plano de saúde, participação nos lucros, cursos e benefícios que se estendam à família. Além de salários convidativos para atrair e reter os melhores profissionais da área

4. Realize a acreditação laboratorial

A acreditação é uma ótima oportunidade para o laboratório clínico comprovar a sua capacitação técnica diante dos seus clientes e das autoridades sanitárias. Ela oferece apoio para que seja possível avaliar constantemente o sistema de qualidade, possibilitando a otimização dos seus serviços.

Com a acreditação laboratorial os seus colaboradores ficam mais engajados, pois são mais bem orientados e ficam mais cientes de suas tarefas. Além disso, há um ótimo custo-benefício, pois os funcionários apresentam maior agilidade nos processos e mais conhecimento das funções desempenhadas em todos os setores do seu laboratório.

Em síntese, é muito importante que haja investimentos em treinamentos dos funcionários de laboratórios de análises clínicas para que seu negócio se destaque no mercado laboratorial. Aproveite o potencial estratégico dos seus colaboradores para ajudar na satisfação dos seus pacientes e no crescimento de seu negócio.

Você curtiu nossas dicas? Então continue a visita em nosso blog e leia o texto “Como fazer um laboratório de sucesso em um mercado de gigantes” e saiba mais sobre o assunto!

Deixe seu comentário

Vendas