(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
3 abr 2017

Gerenciador de ambiente laboratorial: 5 fatores que credenciam seu sucesso

//
Comentários0

03A tecnologia é um importante aliado na hora de simplificar processos, integrar setores, tornar o trabalho mais ágil, aumentar o controle sobre a rotina empresarial e melhorar a troca de informações internas — e o gerenciador de ambiente laboratorial reúne essas funcionalidades.

Porém, é preciso avaliar com cuidado esses sistemas de gestão na hora de adquirir o serviço. Um software de gestão precisa apresentar soluções para as principais demandas da empresa, caso contrário, não será útil para o negócio. Dessa forma, é preciso compreender quais são as necessidades gerenciais e buscar o recurso tecnológico que se encaixe nesse quadro. Os softwares, como o gerenciador de ambiente laboratorial, levam em consideração as peculiaridades do trabalho para apresentar soluções.

Neste artigo, vamos explicar algumas das principais funcionalidades que um gerenciador de ambiente laboratorial deve ter. Confira!

Gestão financeira

As finanças são essenciais para o negócio. O bom controle de finanças garante a saúde da empresa e permite planejar com mais eficiência o negócio. Porém, essa gestão financeira pode ser complicada e exigir muito do empresário, mas com o gerenciador de ambiente laboratorial é possível controlar faturamento eletrônico de planos de saúde, importar tabelas — como a do SUS —, fazer previsões financeiras, realizar auditorias internas, dentre outras funcionalidades.

Gestão de riscos

As informações de um exame são pessoais e não podem ser liberadas para qualquer pessoa — assim como resultados entregues errados podem gerar diversos problemas. Com um sistema de gestão, é possível registrar tudo o que foi feito, quem foi o responsável por determinado exame e para quem foram liberados os dados. Esse nível de controle aumenta a segurança das informações, do trabalho e reduz as chances de erros.

Mobilidade

A burocracia gera perdas estratégicas para o negócio. A demora na hora de fazer um pedido exame, a dificuldade para localizar determinado exame ou a falta de controle para liberar laudos deixam o trabalho mais lento e com mais chances de se ter algum erro. Os softwares de gestão integram as diversas áreas de um laboratório, assim, um pedido de exame é feito na recepção e os dados são enviados para os profissionais no laboratório — e todas as informações ficam registradas no sistema.

Agilidade na entrega de resultados

Para atender os prazos curtos de entrega dos resultados de exames, respeitar os prazos de contratos com clínicas, hospitais e planos de saúde e assegurar a satisfação dos clientes, o laboratório precisa ter agilidade no seu trabalho e garantir a confiabilidade nos resultados. O software de gestão permite laudos configuráveis, liberação digital de resultados (on-line e via SMS), envio de laudo por e-mails, dentre outras funcionalidades.

Relacionamento com paciente

Trabalho bem feito, agilidade na entrega de resultados e bom atendimento são alguns dos aspectos que contribuem para a fidelização de um paciente. O gerenciador de ambiente laboratorial deve ter opções de criar um histórico de atendimento com resultados, coletas e recoletas, o que facilita a geração de informações e o atendimento das pessoas. Além disso, é importante contar com mecanismos de contato diversificado: telefone, SMS e e-mail, por exemplo. Tudo isso facilita e melhora a relação entre laboratório e paciente.

Gostou deste artigo sobre gerenciador de ambiente laboratorial? Acesse o site da Unilab e conheça outras funcionalidades que vão ajudar na gestão de um laboratório.

Deixe seu comentário