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Importância da gestão de filas em laboratórios de análises clínicas

14 nov 2016

Importância da gestão de filas em laboratórios de análises clínicas

Recepção lotada, filas e pacientes de pé na espera. Um cenário que, antigamente, era visto somente na rede pública de saúde, já começa a se repetir nos laboratórios de análises clínicas particulares.

Além de atrapalhar o funcionamento do laboratório, um cenário como esse causa desconforto e uma péssima imagem para os pacientes. Por isso, gerir as filas e proporcionar um atendimento rápido e de qualidade para seus pacientes é fundamental para ter sucesso.

Quer saber como fazer a gestão de filas em laboratórios e a sua importância nos resultados? Continue lendo!

Treinamento de pessoal

Lidar com público é algo bastante delicado por si só. No setor da saúde, então, atender pessoas requer ainda mais cuidado, visto que geralmente se encontram em um momento fragilizado. O primeiro passo para conquistar uma recepção eficiente e melhorar o atendimento aos pacientes é investir no treinamento dos profissionais contratados.

Estes devem não só estar tecnicamente capacitados para realizar as rotinas com agilidade e assertividade, mas ser cordiais e estar preparados psicologicamente para lidar com pacientes em seus momentos mais frágeis e inseguros.

Organização do ambiente da recepção

Mesmo que o atendimento ocorra com agilidade, é comum que o paciente tenha que esperar alguns minutos entre sua chegada, o atendimento para cadastro e a chamada para o exame.

Por isso, a recepção é uma das áreas mais importantes do seu laboratório e merece especial atenção e investimento na sua infraestrutura. É preciso que sua recepção possua um local espaçoso e com cadeiras suficientes para que ninguém precise esperar de pé.

Além disso, investir em um sistema de TV para entreter os pacientes durante a espera e na instalação de internet Wi-Fi grátis é uma boa dica para quem quer se destacar dos concorrentes, e fará com que os pacientes se sintam menos incomodados de ter que esperar, caso seja necessário.

Invistimento em um bom sistema de gestão

O gerenciamento de um laboratório envolve lidar com muitos processos, muitos exames e muitas pessoas diariamente. Isso pode prejudicar o atendimento caso esses processos não sejam automatizados.

Sendo assim, optar pelo uso de um sistema que otimiza o gerenciamento dos dados, desde o registro do paciente na recepção até sua saída, fará toda a diferença na hora de oferecer um atendimento de qualidade.

Aqui, o primeiro ponto é investir em um sistema de senhas eletrônicas que controle o fluxo de pacientes. Assim, as recepcionistas passarão a chamar os pacientes por meio do computador, que estará ligado a um sistema de painéis com recursos de áudio que lerá a senha, chamando a atenção do paciente.

Outro diferencial é utilizar esses painéis para oferecer mais informações, permitindo aos pacientes acompanhar o andamento das chamadas e o tempo previsto até o atendimento, diminuindo a ansiedade de espera.

Por isso, sem dúvidas, uma boa gestão de filas em laboratórios é essencial para se diferenciar da concorrência. Essas dicas podem ser o que faltava para tornar seu laboratório mais atrativo e conquistar novos pacientes!

Curtiu nosso post? Deixe seu comentário e nos conte um pouco de como é a recepção no seu laboratório!

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