(43) 3336-8556

GAL: Entenda o Gerenciador de Ambiente Laboratorial

13 ago 2018

GAL: Entenda o Gerenciador de Ambiente Laboratorial

Todos que trabalham em laboratórios de análises clínicas, da recepcionista ao gestor, já quebraram a cabeça ao buscar alternativas para melhorar a eficiência do negócio. A boa notícia é que o uso de uma única ferramenta pode aperfeiçoar todas as etapas do trabalho e realizar o gerenciamento de ambiente laboratorial — trazendo muitos benefícios para o seu empreendimento.

Essa ferramenta é denominada GAL (conhecida, em inglês, como Laboratory Information System — LIS). Mas o que é e como opera? Quais são os benefícios que ela pode trazer para o seu estabelecimento? Seus clientes ficarão mais satisfeitos e fidelizados? Vale a pena fazer o investimento?

Neste post, reunimos algumas informações que vão ajudá-lo a responder a essas perguntas. Continue lendo, saiba mais sobre o sistema e descubra uma estratégia assertiva!

O que é o GAL?

O Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) é um software desenvolvido para modernizar e otimizar as funções dos laboratórios em todas as etapas — tendo sido elaborado para estabelecimentos que fazem exames de média e alta complexidade.

Ele também melhora a qualidade dos diagnósticos, agiliza a divulgação dos resultados e ainda cria um histórico de cada paciente. Por isso, é de suma importância para a gestão e o acompanhamento dos programas de saúde do nosso país.

Sua arquitetura — de alta tecnologia, bastante flexível e com suporte a multiplataformas — pode ser totalmente ajustada ao fluxo do estabelecimento e possibilita a integração com os outros sistemas nacionais de saúde. Isso porque um dos seus objetivos é automatizar todos os laboratórios que realizam exames de interesse da saúde pública.

Quais são os seus principais benefícios?

Maior agilidade na entrega de laudos

O GAL faz o acompanhamento do paciente desde o cadastro até o recebimento dos exames. Esse gerenciamento agiliza a liberação dos resultados online pelos analistas responsáveis e emite, em tempo real, relatórios epidemiológicos.

O laboratório precisa ter muita agilidade no seu trabalho e garantir a confiabilidade dos resultados — a fim de atender aos prazos mais curtos de entrega dos diagnósticos e assegurar a satisfação dos clientes. Por causa disso, essa ferramenta permite laudos configuráveis, liberação online e via SMS, e envio por e-mail.

Facilitação de fluxos e processos

Dentre as diversas facilitações oferecidas pelo GAL, estão:

  • a conferência das amostras obtidas, com o intuito de evitar o envio de material que não seja adequado para a realização dos exames;
  • a agilidade dos fluxos e processos, desde o cadastro dos clientes até a entrega dos laudos;
  • o gerenciamento de amostras, desde o cadastramento das solicitações de análises, até a emissão dos relatórios — e, se for o caso, a comunicação sobre Doenças de Notificação Compulsória.

Como o seu sistema foi desenvolvido em rede, é possível que todos os colaboradores tenham fácil acesso às informações sobre o paciente — proporcionando um alto nível de segurança e qualidade dos serviços realizados.

Melhor acesso à informação por parte de toda a equipe

Uma coisa é certa: muita burocracia traz perdas estratégicas. A dificuldade para localizar um exame, a demora na hora de realizar um pedido e a falta de controle na liberação de laudos deixa o trabalho com grandes chances de ter algum erro, além de mais demorado.

Pensando nisso, o Gerenciador de Ambiente Laboratorial engloba todas as áreas de um laboratório. Assim, quando uma solicitação de exame é realizada na recepção, os dados são enviados para todos os funcionários e ficam registrados no sistema.

Tomada de decisão sobre saúde pública

O GAL controla as permissões e configurações de todos os laboratórios que pertencem às redes, potencializando a tomada de decisões sobre a saúde no país em caso de surtos e epidemias — tendo, como base, informações relevantes oferecidas pelo Governo.

A ferramenta é proposta como um instrumento de controle e monitoramento de exames laboratoriais, fundamental não só para a gestão, mas também para o acompanhamento dos programas de saúde pública do Brasil.

Além disso, ela gera indicadores aos gestores do laboratório referentes a todas as esferas nacionais — distrital, municipal, estadual e federal —, possibilitando a identificação dos casos confirmados de Doenças de Notificação Compulsória pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAM).

Como o GAL opera?

O modo de funcionamento é o primeiro benefício que o software traz para o seu negócio. O Gerenciador de Ambiente Laboratorial interliga todas as etapas de trabalho do seu laboratório, além de ter uma interface simples e intuitiva que facilita a sua operação pelos funcionários — sem que eles precisem realizar vários treinamentos.

Por meio da ferramenta, a recepção realiza o cadastro do cliente de forma muito mais rápida e segura, com biometria e fotografia. Além disso, com o uso do software, o colaborador responsável pela recepção do laboratório consegue saber, inclusive, em que fase está o exame do paciente.

A entrega dos resultados também passa a ser mais segura, sendo possível deixar registrada a identidade de quem retirou os exames, a data e o horário. Há, também, a possibilidade de acessá-los online e via SMS.

Outra grande utilidade do GAL é em relação à receita do laboratório. Isso porque o sistema realiza o faturamento de maneira automatizada, além de importar planilhas eletrônicas e tabelas do SUS.

Como ele melhora a relação do laboratório com o cliente?

O atendimento do paciente também é melhorado com o uso do GAL. O software gera etiquetas para a identificação de todas as amostras colhidas, além de auxiliar na gestão dos materiais pendentes. A única preocupação que os seus funcionários vão ter é com os procedimentos dos exames — o que vai aumentar consideravelmente a qualidade dos resultados.

Além disso, o gerenciador cria um banco de dados de cada paciente que passa pelo seu laboratório — gerando um histórico de informações sobre todos os diagnósticos realizados. Os resultados das análises saem acompanhados desse histórico, o que ajuda a fidelizar os seus clientes.

Como podemos ver, o Gerenciador de Ambiente Laboratorial auxilia o trabalho do laboratório em todas as etapas e procedimentos. Os incontáveis benefícios do seu uso fazem com que essa ferramenta seja um investimento ótimo e indispensável para o seu negócio.

Gostou do nosso post sobre gerenciamento de ambiente laboratorial? Então deixe aqui o seu comentário e compartilhe conosco e com os nossos demais leitores suas ideias sobre o assunto. Vamos lá!

Deixe seu comentário

Vendas