(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
2 fev 2018

Inovação em laboratórios de análises clínicas: conheça 3 novidades

//
Comentários0

O atual cenário de assistência à saúde, com acelerada incorporação tecnológica e desenvolvimento, exige que os laboratórios de análises clínicas realizem cada vez mais análises em menor tempo e com maior confiabilidade dos resultados.

Para que esse padrão possa ser alcançado, é preciso que os estabelecimentos e seus gestores busquem inovação nesses laboratórios, procurando sempre incorporar as novas tecnologias.

No post de hoje, traremos algumas novidades que estão moldando o futuro dos laboratórios.

1. Automatização

O trabalho administrativo dos laboratórios (registro de informações, rastreabilidade de pacientes e exames, elaboração de relatórios, cálculo de resultados) demanda muito tempo dos profissionais e, consequentemente, diminui o seu rendimento.

Nesse contexto, os sistemas para automação e softwares de gestão para laboratórios surgem como aliados e, não por acaso, já encontram uma demanda crescente. Eles otimizam os processos e possibilitam o aumento da produtividade e a diminuição do tempo de entrega de resultados.

Entre os benefícios do uso de sistemas para automação e gestão trazem diversos benefícios para os laboratórios estão:

  • redução dos custos operacionais do laboratório, pois há melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais;
  • maior padronização dos processos e procedimentos do laboratório, que levam à redução de erros e maior confiabilidade dos resultados de exames;
  • maior agilidade no atendimento e resposta aos pacientes e, consequentemente, maior satisfação; e
  • facilidade no resgate de informações necessárias aos processos do laboratório.

2. Testagem genética clínica

A testagem genética clínica diz respeito à realização de análise de DNA ou RNA para o diagnóstico de doenças. Esses testes são diferenciados pois fornecem um diagnóstico de certeza para uma doença antes até do surgimento de sintomas, diferentemente de outros exames, que sugerem o diagnóstico a partir de algumas alterações.

Algumas doenças que têm componente genético e podem ser diagnosticadas pela testagem genética clínica são:

  • doença de Alzheimer;
  • câncer de ovário e de mama;
  • anemia falciforme;
  • lupus, entre outras.

Existem indicações específicas para a realização desse tipo de teste; porém, cada vez mais as pessoas estão buscando fazê-los, a fim de se informar e se prevenir do surgimento de doenças. No futuro, é esperado que grande parte das pessoas tenha seu genoma sequenciado.

Por isso, os laboratórios de análises clínicas devem investir desde já em tecnologias de manipulação e análise genética.

3. Teste laboratorial remoto (TRL)

O teste laboratorial remoto (TRL) é um tipo de teste realizado fora da área de um laboratório de análises clínicas com a utilização de equipamentos laboratoriais. Ele é regulamentado pela Sociedade Brasileira de Patologia.

São utilizados equipamentos e insumos simples e de fácil manipulação, que podem ser usados por equipe treinada onde quer que o paciente esteja, como enfermarias de hospitais, unidades de emergência, ambulâncias e na própria casa de pacientes que forem acompanhados por programas de saúde.

O material é coletado e inserido no equipamento e fornece resposta rápida, sem a necessidade do transporte do sangue colhido. Esse tipo de teste é vantajoso porque:

  • promove redução do tempo de atendimento;
  • não há necessidade de transporte da amostra, momento no qual há a possibilidade de diminuição da sua qualidade; e
  • geralmente precisa de pequena quantidade de sangue para sua realização.

A tendência é que os laboratórios desenvolvam os equipamentos e insumos utilizados nesses testes, podendo vendê-los ou alugá-los para os estabelecimentos de saúde.

A inovação em laboratórios de análises clínicas é extensa e promete trazer facilidade e melhora da qualidade dos processos nos laboratórios. Estar em dia com essas novidades é o caminho certo para o sucesso do estabelecimento!

Você gostou de saber sobre essas novidades para os laboratórios? Então aproveite a visita e baixe o nosso e-book com 9 dicas para melhorar seu laboratório e continue aumentando a qualidade do seu laboratório!

Deixe seu comentário

Vendas