gestão de custos

Saiba tudo sobre como fazer gestão de custos no laboratório!

No cenário econômico atual do nosso país, uma boa gestão de custos faz toda a diferença em um negócio.  Diminuir os gastos nem sempre é uma tarefa fácil, pois é preciso que toda equipe colabore e que haja um bom sistema ERP como principal aliado. Ele é, até mesmo para pequenos laboratórios, uma ferramenta muito acessível. Esse software pode ser adaptado às exigências da…

Como melhorar a tomada de decisões financeiras no laboratório?

A tomada de decisões financeiras faz parte da rotina de qualquer laboratório. É de praxe ter que repassar informações e utilizar dados coletados para determinar o melhor caminho a seguir. Para isso, é essencial um planejamento estratégico para a tomada de decisões e a utilização de um bom software de gestão financeira para tarefas diárias. Dessa…

Gestão laboratorial: Custo, despesa ou investimento? Entenda as diferenças

É muito comum ficarmos perdidos na hora de fazer a contabilidade do nosso negócio. Geralmente, temos formações na nossa área de atuação e ficamos distantes desses conceitos contábeis e administrativos, no entanto, eles não são menos importantes para as nossas empresas. Ter noções de contabilidade ajuda você a organizar melhor os seus gastos, a planejar…

DRE: O que é e por que é fundamental na gestão do laboratório

O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um dos livros contábeis que, juntamente com o Balanço Patrimonial, reflete a saúde financeira de uma empresa, sendo usada como ferramenta de análise administrativa ou gerencial. Infelizmente, é pouco utilizado pela maioria dos gestores e não deve servir somente para calcular a remuneração dos sócios e acionistas,…