(43) 3336-8556

3 dicas de técnicas de recrutamento para os funcionários do seu laboratório

3 jun 2015

3 dicas de técnicas de recrutamento para os funcionários do seu laboratório

Para que um negócio dê certo é preciso não só ter missão, visão, valores e objetivos. Também é necessário que todos os funcionários de quaisquer níveis hierárquicos estejam alinhados com a política da empresa. Esse alinhamento é importante para que os trabalhos realizados pelo seu laboratório sejam os mais profissionais o possível. Funcionários qualificados e satisfeitos trabalharão melhor, vão tornar os processos mais eficientes e ajudarão a aumentar a receita do negócio. Portanto, recrutar bons colaboradores será de grande serventia para enriquecer o capital intelectual do seu laboratório. Para isso, trouxemos 3 dicas sobre técnicas de recrutamento e seleção para você não errar na hora de contratar sua mão de obra!

Recrutamento Interno e Recrutamento Externo

Antes de iniciar qualquer processo seletivo é importante estar atento às diferenças entre esses dois conceitos. O recrutamento interno visa procurar talentos internos ao laboratório. Isso é, um funcionário que atue em uma posição, pode desenvolver-se e ocupar alguma outra. Essa técnica é interessante, pois serve como fator motivador aos colaboradores, à medida que eles percebem a possibilidade de crescimento, esforçar-se-ão para trabalhar da melhor forma e assim demonstrar excelentes resultados. O custo é menor, se comparado ao recrutamento externo, pois não há necessidade de ampla divulgação das vagas. O ponto fraco do recrutamento interno é o impedimento da vinda de novas ideias para a empresa, bem como a entrada de novos colaboradores, ideias e visões.

O recrutamento externo baseia-se na busca por profissionais qualificados que ainda não façam parte do quadro de funcionários da empresa. Dependendo da complexidade das tarefas atribuídas a um cargo, as vezes é mais viável optar por esse tipo captação de recursos humanos. Essa técnica permite ao laboratório a vinda de uma pessoa com diferentes experiências, enriquecendo ainda mais o capital intelectual e trazendo novas energias para o time! Entretanto é necessário certo investimento na divulgação das vagas, além de diminuir um pouco a motivação dos funcionários “da casa”, o que reduz sua fidelidade para com a empresa.

Entrevista

As entrevistas constituem a técnica mais utilizada no que se refere a seleção e recrutamento de pessoas, pois permite ao entrevistador conhecer mais sobre o comportamento do entrevistado diante de certas perguntas e situações. Existem quatro modelos de entrevistas:

Entrevista totalmente padronizada: estruturada e com roteiro pré-estabelecido, esperando obter respostas fechadas e objetivas;

Entrevista padronizada apenas nas perguntas: perguntas previamente elaboradas, mas permitem respostas mais abertas;

Entrevista diretiva: é aquela a qual determina o tipo de resposta desejada, mas os questionamentos ficam a cargo do entrevistador; e

Entrevista não diretiva: totalmente livre, sem especificar perguntas ou respostas requeridas.

Desta forma, entrevistas servem como instrumento comparativo, cabendo ao recrutador ser racional e justo.

Provas e testes

Outras técnicas de seleção interessantes são as provas e testes, tais que;

  •          Provas orais, escritas e de realização de tarefas: as provas orais medem a capacidade comunicativa dos candidatos. As escritas podem avaliar conhecimentos da língua portuguesa, informática, contabilidade em geral, dentre outros quesitos. As provas de realização de tarefas farão o candidato simular alguma atividade relacionada a seu possível futuro cargo, para medir seu desempenho.
  •          Teste psicológico: servem como uma medida padronizada e objetiva de uma amostra comportamental das aptidões de uma pessoa, permitindo ao avaliador (psicólogo) avaliar, após mensurar, características específicas dos candidatos.
  •          Técnicas de simulação: os candidatos geralmente são divididos em grupos, aos quais são direcionados situações-problema, a fim de serem resolvidas com trabalho em equipe. Os candidatos participam de uma simulação (dramatização) do que ocorrerá no decorrer de suas atividades na empresa.

Como pudemos ver, existem diversas técnicas de recrutamento e seleção de pessoas. O importante é definir as qualidades desejadas ao profissional do seu laboratório. Após essa definição, decidir quais os testes mais indicados para preencher os cargos pelos novos funcionários. É preciso lembrar que o capital intelectual é extremamente valioso, por isso ter profissionais competentes para selecionar seus novos funcionários é vital para o desenvolvimento da empresa.

Gostou dessas dicas? Então veja mais sobre esse e outros conteúdos em nosso blog!