(43) 3336-8556

5 dicas para diminuir a burocracia em sua gestão laboratorial

30 jan 2017

5 dicas para diminuir a burocracia em sua gestão laboratorial

Quando se trata da visita a um estabelecimento de saúde, o enfrentamento de filas e a espera de resultados se tornam experiências mais incômodas do que o normal. Hoje, ainda é comum encontrar laboratórios, postos e clínicas com problemas de gestão bastante graves e que, devido ao excesso de burocracia nos processos, atrasam o atendimento dos seus pacientes.

Para quem trabalha no ramo e quer se livrar desses problemas, listamos abaixo 5 dicas para otimizar a gestão laboratorial. Confira!

1. Diminua a quantidade de reuniões

Da mesma forma que ocorre nas empresas e instituições, as reuniões de laboratório se conformam como ferramentas valiosas para o repasse de informações e discussão de melhorias. Ainda assim, é importante estabelecer um limite na frequência desses encontros, a fim de não transformá-los em momentos chatos e improdutivos.

As reuniões se tornam um problema quando ocorrem a qualquer custo e com excesso de formalidade. Entenda que certos diálogos com a equipe de funcionários podem ocorrer em períodos curtos e de uma maneira bastante eficiente. Assim, você economiza tempo com pausas e os pacientes obtêm suas soluções dentro do prazo.

2. Invista no protocolo de Manchester

De funcionamento simples, o protocolo de Manchester é uma ferramenta usada para categorizar pacientes em diferentes cores, o que facilita a agilização de processos. Com o auxílio de pulseiras de identificação, as equipes do laboratório conseguem entender qual o nível de gravidade de cada indivíduo que chega ao local.

Abaixo, você confere as cores usadas no protocolo de Manchester e seus respectivos status de atendimento:

  • Vermelho: emergência. Exige atendimento imediato.
  • Laranja: muito urgente. Exige atendimento quase imediato.
  • Amarelo: urgente. Exige atendimento rápido, mas pode aguardar.
  • Verde: pouco urgente. Pode aguardar ou ser transferido de unidade.
  • Azul: não urgente. Pode aguardar ou ser transferido de unidade.

Com o protocolo e sua classificação por pulseiras, você dá prioridade de atendimento a quem realmente necessita, evitando reclamações e possíveis desentendimentos. Como resultado, a gestão é otimizada e todos tendem a sair mais satisfeitos.

3. Use um sistema de gestão laboratorial

A substituição do papel pelos sistemas digitais não é mais novidade na rotina de profissionais da saúde. Hoje, contar com o auxílio de ferramentas para funções de gestão laboratorial é condição obrigatória para quem quer economizar tempo e recursos no dia a dia de trabalho.

Com dados e atividades concentrados no ambiente digital, você acompanha de perto cada decisão e diminui a burocracia. Para adotar essa solução, procure o modelo de uma empresa fornecedora de confiança. Tomar esses cuidados na escolha do software é importante para garantir recursos adequados ao ritmo e às necessidades do seu trabalho.

4. Dê autonomia à sua equipe

Manter uma hierarquia entre cargos pode ser positivo para fins de organização e delegação de tarefas. Entretanto, é preciso saber até que ponto isso não passa de uma condição estrutural para uma relação de chefe-subordinado. Na rotina de um laboratório, todos os funcionários devem dispor de autonomia para tomar decisões simples de maneira rápida e sem burocracia.

Nesse sentido, cabe ao proprietário ou gerente manter uma relação saudável e transparente com sua equipe de colaboradores. Às vezes, um simples treinamento profissional já permite que um membro se sinta seguro para resolver problemas que não demandem a presença ou a opinião de um superior.

5. Disponibilize os exames pela internet

Para os pacientes, diminuir a quantidade de deslocamentos para ter acesso aos exames é uma oportunidade valiosa. Pensando nisso, muitos profissionais já disponibilizam e enviam os resultados desses procedimentos via internet. Além da visualização on-line, o armazenamento digital permite a guarda de históricos e dados de pacientes de forma mais segura e econômica, por tempo ilimitado.

Se quiser esse benefício, você deverá investir na criação de um portal específico para o compartilhamento de resultados de exames. Aos profissionais do laboratório, a solução substitui o uso de espaço físico para armazenagem de documentos e oferece praticidade no envio a médicos e pacientes. Para o público, gera economia de tempo, conforto para acessar seus exames da própria casa e proteção eficiente de receitas e exames.

Quanto mais dicas puder incluir no seu negócio, maiores serão as chances de alcançar uma gestão laboratorial eficiente! Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe seu comentário