(43) 3336-8556

Formas inteligentes de gerenciar o seu estoque

6 maio 2015

Formas inteligentes de gerenciar o seu estoque

Assim como uma empresa comum, um laboratório também precisa de um bom gerenciamento em seu estoque, pois este é um setor que requer muito controle para ser funcional em relação à administração e aquisição de produtos.

Nesse caso, um bom software também ajuda muito na organização, pois é do estoque que se resulta a perfeita estrutura de qualquer tipo de negócio – inclusive laboratórios.

A importância do estoque

Um estoque de laboratório possui uma importância muito grande, pois dele provém toda a organização e gerenciamento do negócio. O equilíbrio financeiro e administrativo tudo depende dessa gestão.

Dentro dele, funciona um ciclo que envolve o fornecedor, a aquisição da mercadoria, o uso, o descarte e a necessidade de outra aquisição, que deve ser constante e funcionar perfeitamente. Sendo assim, um estoque necessita de um profissional capacitado que o gerencie, mas também de elementos que agilizem todo o processo, como um software laboratorial especial para estoques, por exemplo.

De acordo com os órgãos reguladores do setor de laboratórios, todo produto deve ser controlado através de relatórios que os organizem por data de validade e consumo. Assim, elimina-se a possibilidade do uso indevido desses materiais e seu descarte.

Principais benéficos do uso de um software para o estoque de um laboratório

Um programa para o estoque do seu laboratório serve para muitas finalidades, como organizar insumos importantes, desde o processo de aquisição até mesmo a utilização e o descarte.

Além disso, um bom software de estoque, se aliado ao módulo financeiro do laboratório, permite uma melhor gestão de todo o negócio, evitando assim desperdícios e gastos excessivos. Notas fiscais, contas a pagar e necessidades de compras; tudo isso é facilmente organizado e administrado através do controle da gestão para o laboratório, onde nunca mais vão faltar materiais e ainda vai existir muito mais economia em compras que antes eram desnecessárias.

O valor dos materiais e suas datas de validade podem ser cadastrados através do software também, que avisa se um determinado produto venceu ou se precisa ser trocado. Uma ótima maneira de não reter nada desnecessário, que pode estar ocupando lugar à toa e trazendo riscos ao seu laboratório.

Ao fornecer informações no laudo de um paciente junto com o exame, reagente utilizado, validade e número do lote, o laboratório passa a segurança necessária tanto para quem está sendo atendido quanto também para os médicos.

Usando novas tecnologias

O mundo digital oferece formas muito funcionais de substituição do papel e da caneta, em especial na hora de conferir um estoque. A tecnologia serve perfeitamente quem usa softwares laboratoriais.

As novas tecnologias servem para agilizar muitos procedimentos, como a contagem de produtos. Programas chegaram para facilitar a vida dos profissionais, alinhando o lógico ao físico e evitando problemas. Um bom exemplo é quando se acha que ainda restam produtos no estoque quando já acabaram ou achar que acabou quando ainda existe uma grande quantidade.

Ideias inovadoras assim servem para nos inspirar e deixar o trabalho sempre em dia. Por isso, pense na possibilidade de colocar o seu negócio um passo à frente em relação à tecnologia e às facilidades que ela pode oferecer.

Deixe seu comentário