(43) 3336-8556

Por que devo mudar o software do meu laboratório?

22 abr 2015

Por que devo mudar o software do meu laboratório?

Você já reparou que o laboratório do concorrente está sempre lotado, enquanto o seu tem sempre horários vagos? Já se perguntou como ele consegue tantos pacientes se o seu laboratório oferece os mesmos serviços e ainda tem sempre cafezinho e água gelada para quem chega? A resposta pode ser bem mais simples do que parece: provavelmente você precisa mudar o software do seu laboratório. Então, comece a prestar atenção se alguns desses itens acontecem com certa frequência:

  • Retrabalhos constantes por falhas humanas ou do sistema;
  • Quantidade de recursos limitada, influenciando na velocidade do atendimento;
  • Erros frequentes, como travamentos e necessidade de reiniciar o sistema;
  • Problemas com suporte do sistema;
  • Atrasos na entrega de laudos;
  • Dificuldade para incluir funções básicas no sistema;
  • Não utiliza novos recursos de tecnologia.

Se você disse “sim” a alguns desses itens, não tenha dúvidas: você precisa de um software para laboratório de última geração, capaz de otimizar o funcionamento da sua empresa, fazendo com que torne-se um diferencial para os pacientes. Há várias situações em que você deve fazer a troca do sistema por um que ofereça todas as ferramentas necessárias para uma gestão com foco na eficiência e otimização de tempo e fidelização de novos pacientes à sua porta. Afinal, quem lida diariamente com a saúde não pode trabalhar com tecnologia ultrapassada.

Problemas com o sistema atual, atrapalhando o andamento dos processos 

Atendimento ruim, erros no sistema que acarretam em perda de dados, travamento constante, software lento. Várias vezes eles são os responsáveis por toda uma rotina que não se desenvolve; retrabalhos constantes que acabam causando cancelamentos. Afinal, se o paciente precisa esperar muito para ser atendido, ele acaba indo para outro laboratório cuja rotina seja mais eficiente.

Sistemas lentos acabam formando filas, causam travamentos que demoram ainda mais o atendimento. Por outro lado, softwares complicados, sem intuitividade, propiciam uma quantidade maior de erros humanos e necessidade de retrabalho.

Sistema ultrapassado 

É possível que o sistema tenha sido de ponta na época da instalação, mas que não tenha acompanhado nas novidades tecnológicas. Atualizações raras ou ineficientes tornam o software obsoleto, sem conseguir acompanhar a demanda causada pelo crescimento gradativo de pacientes. São sistemas ainda em plataforma DOS, que não são compatíveis com a última versão do Windows e que deixam seu laboratório na pré-história da saúde por não apresentarem diferenciais básicos como comunicação com o paciente através de SMS ou entrega de resultados online.

Além disso, conforme aumenta a demanda por novos tipos de exames e há novas descobertas tecnológicas que tornam a Medicina de ponta, há a necessidade de interface com novos equipamentos, o que muitos softwares antigos simplesmente não suportam – tornando-se ainda mais pesados e lentos conforme adaptações inadequadas vão sendo feitas. É preciso também que exista interação com laboratórios de apoio, agilizando e complementando o oferecimento de exames.

Valor pago mensalmente não é compensador 

É comum o custo-benefício deixar de ser uma relação vantajosa e o preço pago mensalmente não compensa a falta de ferramentas de interação. Normalmente, o próprio sistema de cobrança ainda é bastante antigo, defasado em relação à demanda, como, por exemplo, há a cobrança por cada emissão de laudo, o que o torna inviável para grandes volumes. Hoje há ótimas ferramentas com custos mensais compensadores, principalmente frente aos benefícios oferecidos.

Crescimento do laboratório

O crescimento é uma coisa natural a qualquer serviço de qualidade prestado, por isso você deve pensar na forma mais vantajosa de expandir seu negócio, com ferramentas que ofereçam diferenciais ao público e, ao mesmo tempo, facilidade de gerenciamento – inclusive à distância.

Ter acesso a todas às informações, esteja de onde estiver e a qualquer hora, centralizar setores em uma única plataforma, otimizar processos de forma a fazer mais exames sem necessidade de aumentar a equipe são pontos fundamentais. Um bom software deve informatizar estoque e área financeira de forma a evitar o desperdício e identificar futuros prejuízos antes que aconteçam.

Veja a diferença de ter um software atualizado na sua empresa e viva a experiência de ser um diferencial no seu setor. Peça agora mesmo uma demonstração no Unilab e aproveite todos os recursos do mais moderno sistema de gestão para laboratórios! 

2 Respostas

  1. darlene

    bom dia estou terminando a reforma do laboratório no final de agosto entro em contato com vocês e gostaria de colocar o sistema

Deixe seu comentário