(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
indicadores de qualidade
27 ago 2018

Indicadores de qualidade: 3 principais para laboratórios de análises clínicas

//
Comentários0

Os indicadores de qualidade permitem que um laboratório controle todos os seus processos e garanta que eles estejam alinhados às expectativas da empresa.

Por meio das informações que eles expressam, a gestão interpreta o andamento da rotina do estabelecimento e se isso está satisfatório, tendo em vista o que se espera obter em cada um.

Quer saber como os indicadores funcionam e quais são os principais para o bom funcionamento do seu laboratório de análises clínicas? Continue conosco, preparamos um artigo para lhe ajudar!

O que são os indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para medir os resultados de um processo.

Basicamente, a empresa tem como expectativa que cada etapa produtiva atinja metas, cumpra prazos, ocorram dentro de um limite de custos etc. Com o monitoramento exercido utilizando as funcionalidades de apontamento, se torna mais direto controlar tais fatores.

Assim, essa funcionalidade geralmente se apresenta de modo gráfico, esquematizando os números e proporcionando uma visão de como está o andamento da execução dentro dos parâmetros considerados.

Por exemplo, um processo de compras administrado pela gestão da qualidade tem como principal tarefa obter uma quantidade de descontos no mês. Esse é, então, o indicador da etapa. Utilizando-se ferramentas visuais, os dados referentes ao fato são quantificados, oferecendo melhor interpretação para os administradores.

Quais aspectos do laboratório os indicadores podem medir?

Um laboratório é dotado de uma gama de processos complexos, que se unem para atingir o objetivo final, ou seja, entregar o exame para o cliente.

Desse modo, manter todos eles alinhados, propondo melhorias contínuas e avaliando a eficácia da execução, é fundamental para garantir que a empresa obtenha um bom resultado.

Por isso, verificar e quantificar aquelas metas que são essenciais para que o laboratório tenha excelência se faz necessário.

Confira 3 pontos que devem ser considerados e monitorados por indicadores!

1. Exames atrasados

Esse é o indicador mais importante a ser gerenciado.

Toda a eficiência do estabelecimento reflete diretamente nele. Mensurar o número de laudos que são despachados no período correto e quais estão atrasados permite avaliar se o processo é produtivo.

Se esses níveis não forem satisfatórios, faz-se necessário localizar as possíveis causas do problema e resolvê-las, a fim de retornar aos conformes.

2. Treinamentos realizados

Para um laboratório, a capacitação e competência dos profissionais é de extrema importância, pois os conhecimentos deles impactam no exame e atendimento que a empresa oferece aos clientes.

Por isso, estipular metas para a realização de treinamentos com a equipe se faz preciso. Definindo a quantidade de horas que a empresa quer dedicar à preparação dos colaboradores e monitorar em um indicador permite manter um empreendimento em constante aprimoramento.

3. Fornecimento de materiais

Um laboratório de análises clínicas consome muitos materiais para manter a rotina dos procedimentos. Verificar se os fornecedores apresentam desempenho satisfatório, se os preços são adequados e o estoque tem sido mantido em capacidade suficiente se torna uma questão fundamental para a gestão.

Mensurar todos esses níveis, definindo quais são os números que precisam acontecer para manter um armazenamento de qualidade permite promover ações caso o processo apresente deficiências, antes de acontecerem consequências negativas.

Os indicadores de qualidade são fundamentais para encontrar erros no processo produtivo e saná-los, de modo a retornar a gestão para os trilhos rumo aos objetivos do empreendimento.

Nosso conteúdo lhe ajudou a pensar em melhorias para sua gestão? Quer receber mais artigos como este a fim de adquirir conhecimentos para aplicar em seu laboratório? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro!

Deixe seu comentário

Vendas