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5 dicas para ser mais eficiente na comunicação com seus pacientes

9 fev 2015

5 dicas para ser mais eficiente na comunicação com seus pacientes

Se você já passou dos 30 anos deve se lembrar da famosa frase do Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”, pois é, o velho guerreiro já sabia, lá nos anos 1970/1980, que quem não se comunicava, se dava mal, e hoje em dia a comunicação é responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer empresa.

Se você não informar corretamente ao cliente onde você está, que horário você atende ou o que é preciso para fazer um exame (como jejum, por exemplo) você poderá não ser encontrado, causar frustração ou ter gastos desnecessários com recoletas.

A comunicação é a base de qualquer relacionamento e ter uma comunicação eficiente hoje em dia está muito mais fácil.

Além do tradicional telefonema para confirmar um agendamento, muito útil quando o paciente é idoso ou um jovem com muitos afazeres, o telefone pode ser utilizado para informar que um exame ficou pronto, para lembra-lo da necessidade de jejum ou algum outro procedimento pré-exame.

Só não podemos esquecer que na maioria das vezes o telefone hoje é celular, então o uso de mensagens de texto (SMS) tornou essa comunicação ainda mais simples. Você não precisa incomodar (ligando num horário inconveniente, por exemplo) o paciente, basta encaminhar uma mensagem informando a necessidade de uma recoleta ou que o exame já está com o resultado disponível.

É claro que não é só isso que você pode fazer com o SMS! Criar relacionamento utilizando o sistema de envio de SMS do UNILAB é muito mais simples! Você vai automatizar esses envios e pode ainda enviar mensagens personalizadas de aniversário, informar mudanças de procedimentos ou horários especiais de atendimento, tudo de forma rápida, barata e simples.

O e-mail também é hoje em dia uma ótima opção de comunicação, enviar newsletter com dicas de saúde, informações sobre exames que são pouco conhecidos do público em geral também pode melhorar o relacionamento e fidelizar seu paciente.

Outra ferramenta importante hoje em dia, e de fácil acesso com o UNILAB, é a apresentação de histórico de resultados, permitindo que o médico possa facilmente acompanhar e comparar os resultados dos exames, prática fundamental para o diagnóstico de diversas doenças.

Para completar um programa de comunicação mais eficiente para seu laboratório de análises clínicas uma excelente opção é disponibilizar no seu site os resultados on-line, essa ferramenta garante ao paciente e seus médicos acesso rápido aos resultados, garantindo a satisfação de todos os envolvidos no diagnóstico.

Aplicando as cinco dicas poderosas de comunicação você verá o número de clientes satisfeitos aumentar e o número de indicações de médicos também!

Seu laboratório está pronto para se comunicar? Fale com nossa equipe e tenha uma comunicação mais eficiente!

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