(43) 3336-8556

Como o SMS pode otimizar a sua relação com o paciente

15 mar 2016

Como o SMS pode otimizar a sua relação com o paciente

/
Postado por
/
Comentários0
/

O número de smartphones já supera o de computadores no Brasil. Hoje, já são mais de 280 milhões de linhas móveis ativas, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Diante desse cenário, o SMS no atendimento da área de saúde pode ser uma importante ferramenta para otimizar a relação com o paciente e facilitar a comunicação com parceiros.

Você sabe como enviar torpedos pode otimizar a rotina do seu laboratório? Confira no post de hoje!

Relacionamento mais próximo ao paciente

Por meio do celular, é possível enviar mensagens estilizadas em aniversários de pacientes e datas comemorativas ou, até mesmo, boas vindas para os recém-chegados.

Esse tipo de gentileza é uma simples estratégia de marketing que ajuda a melhorar a imagem do laboratório e a fidelizar clientes, que se sentirão mais especiais e confiantes com a qualidade do serviço e da equipe de atendimento. Um grande passo perante a concorrência.

Facilidade na entrega de resultados

O SMS pode servir como canal de informação assim que os resultados estiverem prontos. Essa é uma forma de facilitar que o paciente possa ser contatado, já que muitos não gostam ou não podem atender ligações em determinados momentos.

Além disso, fica inviável para qualquer laboratório avisar cada paciente no momento em que seus resultados estiverem prontos. A utilização do envio de SMS de forma automatizada garante que o paciente seja comunicado exatamente no momento em que seus exames forem liberados, o que geralmente é antes do prazo de entrega estipulado, possibilitando um aumento da satisfação do cliente.

Avisos de recoleta

São diversos os motivos que podem gerar uma recoleta, desde erros dos coletadores até problemas com os materiais biológicos.

O meio tradicional para comunicar o paciente destes problemas é a ligação por telefone. Um dos principais problemas desse tipo de comunicação é que  muitas vezes não é possível completar as ligações, isso pode acabar se tornando um complicador, principalmente em casos de urgência.

Utilizar o SMS diminui essa possibilidade, já que a comunicação se torna mais conveniente e efetiva para ambos os lados.

Ações de marketing

Com a ajuda de um software que facilita a gestão de disparos, é possível enviar mensagens de texto em grupos ou individuais, possibilitando desenvolver ações de marketing personalizadas, como campanhas para diagnosticar doenças, pacotes promocionais, mensagens em datas comemorativas, entre outros.

Com uma média de 140 a 160 caracteres e em apenas poucos segundos, um SMS pode atingir pacientes de todas as faixas etárias. Basta que estejam com o celular em mãos. Algo extremamente comum atualmente, principalmente entre jovens e adultos, que preferem se comunicar por meio de smartphones em vez de utilizar um telefone comum.

Comunicação mais efetiva

Como é feito no seu laboratório hoje, para avisar seus clientes dos comunicados importantes, como: abertura de novas unidades de coleta; feriados prolongados; férias coletivas; novos exames realizados; mudanças em prazos e/ou formas de trabalho; novos serviços oferecidos; entre outros?

Utilizar a mensagem de texto para otimizar a relação com o paciente ajuda a manter uma comunicação mais ativa e a aumentar o faturamento e a credibilidade do seu laboratório.

Com o software SMS Unilab, por exemplo, é possível obter todos esses benefícios de forma automatizada, por meio de uma pré-configuração que envia mensagens de boas-vindas, aniversários, entrega de resultados e até mesmo recoletas, quando for necessário.

Você já utiliza o SMS no atendimento aos seus pacientes? Ainda não? Então, entre em contato com a Unilab para otimizar o seu negócio!

Deixe seu comentário