(43) 3336-8556

Como selecionar o hardware e software para seu laboratório

8 jun 2015

Como selecionar o hardware e software para seu laboratório

Para laboratórios, ter uma ferramenta de gerenciamento ideal integrada para controle dos processos, desde a recepção ao faturamento, incluindo sistema de coleta, controle de qualidade e das demais atividades relacionadas de forma eficiente, deve ser a escolha principal de gestores ao decidir que hardware e software utilizar. Saiba como selecionar de forma eficiente o hardware e software para seu laboratório.

Como selecionar o melhor sistema automatizado para seu laboratório

Os melhores sistemas para laboratórios devem ser aqueles que tenham uma interface clara e intuitiva. Os sistemas devem estar prontos para atender às expectativas dos gestores e operadores de forma eficiente e organizada, com informações de pacientes, médicos, exames, laudos, convênios e o faturamento do laboratório facilmente acessíveis.

A automação, deve ser também outra característica buscada nos softwares de laboratórios, afinal, os profissionais não têm tempo de transcrever dados, calcular resultados, digitar relatórios e realizar outras atividades manuais repetitivas.

Por meio da tecnologia, a informatização dos processos laboratoriais é possível, a fim de reduzir e eliminar diversas etapas de inserção de dados de forma manual e emitir relatórios de forma autônoma.

Ter em mente as necessidades do laboratório, é o primeiro passo para traçar um perfil de equipamentos necessários para atender à demanda diária que é exigida. Abaixo, seguem alguns itens:

  • Escolher pela Simplicidade de uso e agilidade: Simplicidade de uso e agilidade são fatores importantes ao escolher equipamentos e softwares para seu laboratório. Isto ajuda a obter o máximo de produtividade na utilização diária do sistema, proporcionando um aumento da mesma, da qualidade e reduzindo os custos operacionais.
  • Escolher sistemas que reduzam os custos operacionais do laboratório: Os sistemas informatizados de laboratórios podem ajudar na redução de custos através da eliminação de atividades que não são úteis ao processo, como

– Transcrição de dados e cálculos manuais;

– Redução do consumo de papel e insumos de impressão;

– Diminuição do espaço físico e redução de mobiliário para armazenamento dos dados em papel;

– Maior controle dos insumos e equipamentos do laboratório.

  • Escolher sistemas que favoreçam o aumento da produtividade: Através da padronização dos processos, são reduzidas as tarefas administrativas. A automação de atividades repetitivas promovem maior disponibilidade dos recursos humanos, maior agilidade das informações, menor índice de erros e retrabalhos.
  • Simplicidade de instalação e manutenção do hardware e software: O melhor sistema para laboratório são os mais simplificados, os que são desenvolvidos de forma a reduzir necessidade de instalação de licenças ou outros recursos, que tenham uma instalação rápida e simples e que não precisem de constante trabalho manutenção.
  • Consultas e laudos automatizados e disponíveis online: A possibilidade da publicação de laudos através da Internet, onde os resultados são enviados a um servidor e disponibilizados ao cliente através de uma senha de segurança, também devem ser implantados nos laboratórios mais modernos e que seguem as exigências do mercado.

Escolhendo o melhor equipamento (Hardware) para seu laboratório

Na hora de montar um laboratório de análises clínicas, os gestores precisam ter em mente que o sucesso do negócio está diretamente relacionado com a modernidade dos equipamentos. Evitar comprar equipamentos usados, deve ser pensado, pois os novos possuem garantia, qualidade e manutenção, além de garantia da qualidade contra erros de diagnósticos.

O hardware do laboratório deve sempre estar alinhado com as necessidades do software utilizado, ao fazer a cotação de novos equipamentos deve-se perguntar ao fornecedor do software se está de acordo com as exigências / homologações do sistema.

Os equipamentos e interfaces devem estar bem integrados com os softwares e programados de forma a automatizar os processos sem a ocorrência de erros.

Buscar sempre marcas mais conhecidas no mercado para hardwares e softwares, e que apresentem qualidade são essenciais para o sucesso dos laboratórios de análises clínicas. O investimento em equipamento deve ser no melhor possível.

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário