Em muitos laboratórios, o principal incômodo está antes mesmo da coleta: o tempo de espera. O problema pode ser resolvido com ferramentas que auxiliam na gestão de filas e otimizam o atendimento, aumentando a satisfação e a fidelização de pacientes.
Dar um “chá de cadeira” proporciona uma experiência negativa a quem busca cuidar da saúde, prejudicando a imagem da marca e empurrando o público para concorrentes mais organizados. Portanto, melhorar esse fator é urgente, sendo capaz de influenciar diretamente indicadores como retenção e faturamento.
4 impactos da má gestão de filas
Gestor(a), você já refletiu sobre os impactos da desorganização na sala de espera e no desempenho do seu laboratório? A seguir, vamos falar sobre os principais.
1. A espera transmite falta de cuidado
Mesmo quando o laboratório executa todas as demais etapas do serviço com excelência, o paciente tende a associar longas esperas à falta de cuidado e à má gestão interna. Isso afeta a opinião dos pacientes, que podem decidir nunca mais voltar ao seu laboratório.
2. Atraso gera estresse e ansiedade
Grande parte do público chega em jejum, com crianças ou com limitação de tempo por precisar ir ao trabalho. Uma má gestão de filas faz a espera durar além do previsto e atrapalha a rotina.
3. Filas diminuem a confiança
As pessoas comparam experiências. Se o laboratório não acompanha a agilidade de outros serviços do mesmo setor, a percepção de valor cai e o paciente começa a procurar alternativas.
4. Impacto direto no faturamento
Quanto maior for a demora, menor é a capacidade de atender mais pacientes no mesmo período e maior é o risco de abandono de atendimento.
7 dicas para melhorar a gestão de filas
A solução é simples, mas requer o compromisso de toda a equipe e a disponibilidade de ferramentas adequadas para a rotina do laboratório. Confira algumas dicas:
1. Automatize etapas da recepção
Ferramentas como o Chatlab realizam o pré-cadastro (via WhatsApp) e aceleram o atendimento, reduzindo a fila de espera e aumentando a produtividade das profissionais responsáveis pela recepção. Outra facilidade oferecida pelo Unilab é o check-in com QR Code.
2. Utilize senhas inteligentes e ordem digital de atendimento
Chamadas digitais com painel de senhas integrado ao atendimento organizam o fluxo e dão previsibilidade ao paciente. O sistema Unilab também prioriza os pacientes conforme prioridades e monitoramento em tempo real a fila e o tempo de atendimento total, identificando gargalos antes que virem crises.
3. Faça triagem logo na entrada
Classificar pacientes rapidamente (gestantes, crianças, idosos, exames demorados) melhora a gestão de filas e evita que o atendimento fique travado.
4. Crie ambientes confortáveis
Cadeiras confortáveis, água, climatização, TV e comunicação visual humanizada reduzem a percepção de espera, mesmo quando ela não diminui de fato.
5. Ofereça coleta domiciliar ou empresarial
A coleta em casa ou na empresa reduz o fluxo na recepção e melhora o conforto de pacientes com restrições de mobilidade, idosos, gestantes e famílias grandes.
6. Capacite a equipe com foco em eficiência
Recepcionistas treinados evitam retrabalho, conseguem priorizar demandas rápidas e mantém o fluxo organizado.
7. Analise dados de horários de pico
Relatórios mostram em quais dias e horários o laboratório recebe mais pacientes, permitindo ajustar escala, aumentar guichês ou reforçar equipe.
Fazendo essas adaptações, o laboratório vai ver a satisfação dos clientes aumentar, assim como as indicações do serviço. Também vai reduzir o abandono de atendimento e os conflitos na recepção, proporcionando um ambiente mais calmo e organizado e favorecendo a percepção de qualidade do estabelecimento.
Má gestão de filas tem solução
Em um cenário cada vez mais competitivo, adotar medidas para melhorar a experiência do paciente é uma necessidade estratégica. Pacientes valorizam agilidade, organização e cuidado, e quando o laboratório entrega isso, a confiança cresce e a fidelização acontece naturalmente.
Se o seu laboratório ainda sofre com longas esperas, é hora de mudar isso. Fale com a nossa equipe de atendimento e saiba como o Unilab é capaz de transformar a jornada do paciente.







