(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
Qual a função dos profissionais de laboratório? Entenda aqui!
17 dez 2018

Qual a função dos profissionais de laboratório? Entenda aqui!

//
Comentários0

Para gerenciar bem, é essencial conhecer a função dos profissionais de laboratório. Desde a fase pré-analítica até a eficiência traduzida na forma de entregar resultados, o conhecimento sobre as tarefas e atribuições da equipe é a peça-chave para o serviço de qualidade.

Saber o que cada um deve fazer ajuda no mapeamento da organização, orientando e criando um fluxo produtivo. Além disso, evita cobranças excessivas e erros por não saber de quem era a responsabilidade.

Uma vez que se entende as funções, a autonomia faz com que colaboradores bem preparados se engajem, colaborando para o crescimento do laboratório. Pensando nisso, trouxemos algumas delas para você se inteirar sobre ao que cada uma diz respeito. Acompanhe!

Técnico de laboratório

O técnico de laboratório é a pessoa que realiza o trabalho de coleta dos materiais biológicos que vão para análise. Esse profissional precisa contar com conhecimentos científicos, para, por exemplo, ser capaz de diagnosticar uma doença de origem parasitária.

Saber realizar exames diferenciados e específicos a fim de atender a demanda médica é fundamental. Esse cargo é responsável por alguns procedimentos, como análises microscópicas, testes laboratoriais, e também operação e calibração dos equipamentos em uso.

Além da técnica para realizar a coleta, é importante que quem está nessa função tenha habilidades para tratar o paciente e uma boa relação interpessoal, principalmente por atuar num momento que traz tensão para a maioria das pessoas.

Auxiliar de laboratório

O auxiliar de laboratório trabalha no “backoffice” das análises, facilitando os processos e garantindo que tudo esteja devidamente em ordem para que nenhuma falha, ou falta, ocorra. Como o nome sugere, ele está presente para ajudar na execução dos serviços.

Algumas tarefas, como auxílio na limpeza e esterilização das bancadas de trabalho e equipamentos, além de preparação de materiais, recebendo, preparando e distribuindo-os, estão dentro da rotina desse profissional.

Diretor técnico

Para chegar ao nível de diretoria técnica em um laboratório de análises clínicas, a pessoa tem que ser habilitada como farmacêutico generalista ou farmacêutico bioquímico. A assistência desse profissional é imprescindível em todo o tempo de funcionamento do laboratório.

Lembre-se de que é o diretor que responde por toda a área técnica do laboratório. Por isso, estar nesse patamar significa ter um “limite de carga”, ou seja, esse profissional não pode ser responsável por dezenas de postos de coleta ou por diversos laboratórios. Vale a pena consultar a Resolução da Anvisa sobre as especificidades acerca das normas vigentes.

Falando em profissional farmacêutico

A formação de farmacêutico dá a propriedade sobre as substâncias do organismo e seus respectivos impactos. Ao trabalhar em um laboratório, cabe a ele analisar os materiais biológicos (como sangue, urina e fezes), a fim de identificar quais foram os agentes causadores de doenças, diagnosticando-as por meio dessa análise.

Bioquímico

O bioquímico, pelo seu grau de conhecimento, está apto a realizar pesquisas e análises acerca de processos biológicos em geral. No caso do laboratório, esse conhecimento sobre os organismos vivos é muito bem-vindo.

Amostras de caráter mais restrito, bem como o sangue, a urina, as secreções em geral, o sêmen ou o próprio DNA, são de responsabilidade do bioquímico, que, por meio da análise que faz delas, pode emitir laudos.

Ao pesquisar uma doença, o bioquímico não se atém apenas ao diagnóstico, mas também à prevenção e à cura, testando princípios ativos de medicamentos e documentando. Todo o serviço do laboratório — apontando a diagnose — envolve o êxito desse profissional.

Pensando em obter o melhor resultado

Vale lembrar que conhecer a função dos profissionais de laboratório colabora com o corte de custos, além de beneficiar a boa gestão de estoque, já que, desse modo, a administração do negócio conta com pessoas capacitadas orientando as melhores ações dentro de cada atuação.

Sendo assim, você precisa se preparar para atrair os melhores talentos para a sua empresa, pesquisando sobre todos os critérios a serem preenchidos e fazendo uma boa seleção. Quer saber como garantir um bioquímico de qualidade para trabalhar no seu laboratório? Confira no conteúdo especial que preparamos para você!

Deixe seu comentário

Vendas