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12 out 2018

Descubra as principais diferenças entre avaliação 180 e 360

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Analisar o desempenho dos colaboradores é uma ação fundamental para conseguir a melhoria contínua e o total alinhamento das expectativas da empresa com o trabalho do funcionário. Duas ferramentas eficazes para essa tarefa são a avaliação 180 graus e a avaliação 360 graus.

Quer entender como elas medem a performance dos trabalhadores e fornecem material para alinhar questões entre a empresa e o trabalhador? Então, fique conosco! Vamos explicar como isso é possível!

Como funciona a avaliação 180 graus?

Essa ferramenta dá ênfase para a avaliação estratégica da equipe. Nela, cada membro do time tem seu desempenho analisado pelos superiores a partir das metas distribuídas.

Para averiguar a eficácia do colaborador o líder levanta dados referentes ao trabalho realizado e compara com os dados dos demais funcionários da empresa. Os fatores analisados incluem:

  • o comportamento profissional,
  • a relação que o trabalhador mantém com os colegas,
  • proatividade etc.

O ideal é realizar a avaliação 180 graus em curtos períodos, a fim de aplicar constantemente o feedback para os funcionários. Desse modo, é possível alinhar questões pontuais e aprimorar aspectos insatisfatórios.

Um detalhe que não deve ser deixado de lado é que o empregado também pode se relacionar com a atividade, se autoavaliando e analisando a empresa. Isso é essencial porque a troca possibilita que as expectativas de ambas as partes sejam consideradas.

Como funciona a avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é um pouco diferente da primeira. Ela oferece um panorama maior sobre o funcionário, apontando pontos fortes e fracos que usualmente não são vistos pelas demais formas de análise.

Nela o funcionário é medido por diversas pessoas e âmbitos da instituição, como

  • o supervisor imediato,
  • colegas de equipe,
  • clientes da empresa etc.

Ou seja, todos aqueles que o acompanham no desempenho de suas funções fornecem feedback.

Os gestores identificam como o funcionário se porta de modo geral, não apenas durante o andamento das atividades, mas no relacionamento com parceiros, na satisfação do consumidor e em outros aspectos que influenciam no desempenho.

Quais são as diferenças entre os modelos de avaliação?

A dúvida que fica é: quais são as diferenças entre os métodos no que diz respeito aos resultados obtidos? Embora cada opção seja recomendada para um fim específico, ambas são extremamente úteis a seu modo para a gestão de pessoas.

  • A avaliação 180 graus possibilita que muitas ferramentas sejam utilizadas, a exemplo de gráficos que mostram os números do desempenho. Como ela é feita pelo superior direto, permite que o feedback seja mais focado nos problemas encontrados.
  • Já a avaliação 360 graus tem um objetivo mais amplo. Ela gera informações não tão pontuais, mas que são importantes para saber quem seu funcionário é dentro da empresa. Também fornece muitas métricas, gráficos e relatórios completos para que a equipe de RH tenha um bom material de análise.

A avaliação 180 graus e a avaliação 360 graus são ferramentas muito eficazes para proporcionar a evolução dos colaboradores dentro da empresa. Com as observações obtidas, os gestores conseguem melhorar a comunicação de problemas e alavancar o desempenho dos funcionários.

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