(43) 3336-8556

Como a tecnologia mobile pode otimizar a gestão do laboratório

22 ago 2016

Como a tecnologia mobile pode otimizar a gestão do laboratório

Desde o momento em que os dispositivos móveis foram inseridos na rotina das pessoas, muitas coisas vêm mudando. Hoje, há uma infinidade de apps que suprem as necessidades rotineiras, como pagar contas, fazer compras, checar extrato bancário online e enviar mensagens — tudo para facilitar a vida e dar maior comodidade no dia a dia.

Mas instituições de todos os portes e segmentos também puderam aderir às novas tecnologias, maximizando resultados e entregando serviços e/ou produtos com maior qualidade.

No caso de um laboratório, seja ele de análises clínicas ou de diagnóstico por imagem, os dispositivos móveis passaram a auxiliar no fluxo de todo o processo de trabalho, assim como no controle de dinheiro, de histórico de exames, de cadastro de pacientes, entre tantas outras facilidades.

Vejamos como a tecnologia mobile pode otimizar a gestão do seu laboratório. Acompanhe!

Qualidade no atendimento

Não há dúvida: quando os processos são otimizados e padronizados, a qualidade dos serviços prestados em um laboratório aumenta consideravelmente.

O uso de aplicativos e de dispositivos móveis tem proporcionado segurança para pacientes e eficiência na comunicação com o laboratório. Usuários podem configurar o celular em um módulo específico que informa o resultado assim que ele é liberado, avisa caso necessite de uma recoleta ou mesmo envia ao paciente e/ou médico um SMS de felicitação na data do seu aniversário.

Organização dos exames

Com a otimização dos processos, as informações podem ser automaticamente enviadas a médicos e usuários através de aparelhos móveis. Isso possibilita que haja uma redução considerável do trabalho administrativo e uma melhor gestão do laboratório, vinculada principalmente à automação e à gestão das atividades diárias. Esta prática evita retrabalhos e reduz erros, ou seja, aumenta a produtividade com uma maior qualidade.

Além disso, os exames podem ser entregues via internet e SMS, melhorando o cumprimento e o atendimento da entrega ao paciente, dentro do prazo ou até mesmo antes dele. Isso sem falar da facilidade de rastreabilidade e da busca por exames realizados, já que o próprio sistema mantém um historio de envio e a possibilidade de resgate, reduzindo assim custos com impressão ou com a procura por exames.

Gestão por indicadores de desempenho

Laboratórios que acompanham as tendências tecnológicas ficam à frente da concorrência. A alta competitividade tem feito muitos laboratórios reverem seus processos e etapas para se manterem no mercado.

Diante desta necessidade, a gestão de laboratório vem se adequando a Sistemas de Informação. Aplicativos têm possibilitado o acompanhamento dos resultados através de indicadores de desempenho, o que fornece ao laboratório informações para o processo de tomada de decisão.

Além disso, o controle de questões administrativas, como estoques, contas e insumos, se torna possível e muito mais eficaz.

Redução de custos

A automatização das atividades dentro de laboratórios tem garantido a agilidade dos processos. Como o acesso dos resultados é disponibilizado automaticamente para os pacientes, os custos de entrega de exames físicos e a concentração de pessoas na recepção diminuem, já que não é preciso que o usuário se reporte ao laboratório para a retirada.

Para o paciente, a tecnologia gera conforto e facilidade no dia a dia, e para o laboratório a redução dos custos, sem interferir na qualidade dos serviços prestados.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários.

Deixe seu comentário