(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
16 abr 2018

Como evitar a falta de produtos laboratoriais

//
Comentários0

O seu laboratório realiza diversos tipos de exames, sendo que cada um exige equipamentos e produtos diferentes entre si. Além disso, você precisa de materiais para a recepção, coleta e higienização dos seus pacientes e amostras.

A falta de produtos laboratoriais gera atrasos nas entregas, podendo até impossibilitar a realização de alguns exames. Dessa forma, seu negócio pode sofrer prejuízos que causam impacto direto na lucratividade do laboratório.

Para evitar essa situação, leia agora mesmo o nosso artigo e descubra como controlar o estoque do seu laboratório com excelência e evitar a falta de produtos e materiais.

Entenda a sua demanda

Cada tipo de exame exige um reagente ou produto químico diferente, e o volume de exames realizados também muda para cada categoria. Portanto, estude o histórico de exames realizados pelo seu laboratório nos últimos meses e tente identificar um padrão.

Você vai perceber que alguns exames possuem um volume bem maior do que os outros todos os meses. Também pode identificar sazonalidade nos pedidos, com aumento do volume em determinada época do ano.

Entender essas particularidades é essencial para que você realize pedidos mais coerentes com a realidade do seu laboratório, evitando tanto a falta de materiais quando o vencimento de produtos no almoxarifado.

Escolha bem os seus fornecedores

Não utilize apenas o preço como diferencial na hora de escolher os seus fornecedores. Busque informações sobre prazo de entrega e forma de atendimento, assim como a qualidade dos produtos oferecidos.

Dessa forma, você consegue planejar o dia do pedido por materiais com maior precisão, evitando atrasos nos exames devido a falta de produtos laboratoriais.

Utilize métodos de controle de estoque

Existem alguns métodos eficientes para controle do estoque de produtos do seu laboratório. Um dos mais indicados no caso de produtos perecíveis — como os seus — é o PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair).

O princípio dessa metodologia é sempre utilizar o produto mais antigo do estoque primeiro. Para isso, quando você receber novas mercadorias, é importante reorganizar o espaço físico do seu estoque para que os produtos mais recentes fiquem no fundo e os que possuem prazo de validade mais próximo, na frente.

Dessa forma, você consegue controlar melhor o seu estoque e evitar a perda de produtos.

Capacite os colaboradores

Instrua os seus colaboradores sobre a melhor forma de utilizar os produtos, ensinando os princípios da metodologia de gestão de estoque escolhida por você. Também capacite os funcionários para que eles saibam identificar quando um produto está acabando e precisa ser reposto.

Invista em tecnologia

Você pode utilizar softwares ou planilhas integradas para controle dos seus produtos laboratoriais. Com isso, consegue acompanhar mais de perto o uso dos produtos e a quantidade disponível. Você é capaz de identificar rapidamente quando um produto precisa ser reposto e, com isso, fazer pedidos aos fornecedores com antecedência.

A falta de produtos laboratoriais é um problema para qualquer laboratório, uma vez que pode acarretar prejuízos e causar insatisfação nos clientes. Portanto, siga nossas dicas e gerencie o seu estoque com maior eficiência e qualidade para evitar esse tipo de situação no seu negócio.

E que tal compartilhar esse artigo nas redes sociais? Você propaga informações úteis e ajuda na instrução de outras pessoas!

Deixe seu comentário

Vendas