(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
contas a pagar e receber
16 nov 2018

Veja como melhorar o controle de contar a pagar e a receber em um laboratório

//
Comentários0

Ainda que você tenha uma grande quantidade de pacientes, isso não é suficiente para garantir a lucratividade do seu laboratório de análises clínicas. É muito importante realizar uma boa gestão financeira, com o controle adequado das contas a pagar e receber.

Por sinal, muitas empresas, em todos os setores, fecham por ignorarem a relevância de um fluxo de caixa bem-feito. Dessa forma, separamos algumas dicas para você controlar melhor as suas contas. Continue a leitura e veja como implementar no seu laboratório!

Registre todas as contas a pagar e receber

Muita gente erra no controle das finanças por ignorar alguns pequenos gastos cotidianos. O fato é que, no final do mês ou do ano, o montante das miudezas é grande e o rombo, maior ainda. A conta não fecha, prejudicando todo o funcionamento do laboratório.

Assim, é fundamental registrar todas as entradas e saídas, mesmo as muito pequenas. O seu fluxo de caixa precisa corresponder à sua realidade financeira.

Faça um planejamento financeiro

É bastante comum os gestores irem levando a gestão das contas a pagar e receber de acordo com as necessidades do dia a dia. Mas esse comportamento, em longo prazo, pode comprometer a saúde financeira do seu laboratório.

O melhor é fazer um planejamento financeiro bem detalhado, com a previsão de todos os pagamentos e recebimentos. Pois, caso ocorra algum imprevisto, você poderá resolver a situação sem muitos problemas.

Adote um controle rigoroso

O controle financeiro não deve ser feito apenas quando a empresa estiver em dificuldade. Pelo contrário, ele serve para evitar que isso aconteça. Por isso, é fundamental controlar tudo rigorosa e constantemente.

Para tanto, conheça bem seus gastos, entenda a importância de cada um e, se necessário, faça alguns cortes. Da mesma forma, entenda todos os valores que devem ser recebidos futuramente, bem como a origem deles.

Fique atento aos prazos

Quanto maior o seu laboratório e mais variadas as despesas e formas de pagamento, mais difícil é controlar as contas a pagar e receber. Com isso, é comum perder prazos de pagamento, implicando em juros e multas desnecessários.

O próprio planejamento e o fluxo de caixa podem ajudar a prevenir essa situação se forem feitos de maneira adequada. Mas para ajudar, adote pequenos lembretes e categorize as contas de acordo com a urgência.

Invista em um sistema de gestão

Todas as tarefas descritas acima podem ser realizadas de forma mais simples e com mais precisão em um sistema de gestão de laboratórios. Nele, é possível realizar as ações administrativas e financeiras, além do controle de todos os processos, desde a marcação de exames até a entrega dos laudos.

Basta inserir as informações no software, que ele cuidará de emitir relatórios e faturas, controlar todos os pagamentos e recebimentos, entre outras operações.

Inclusive, cada vez mais empresas adotam esse tipo de tecnologia, não apenas para o controle das contas a pagar e receber, como também para a gestão de todo o negócio. Vale a pena o investimento!

Gostou do post? Quer saber mais como a tecnologia pode ajudar no controle das contas a pagar e a receber, bem como na melhoria de toda a gestão do seu laboratório? Então, acesse nosso site e conheça os nosso serviços!

Deixe seu comentário

Vendas