(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
software para controle de estoque
31 ago 2018

Saiba o que um software para controle de estoque precisa ter

//
Comentários0

A escolha do melhor software para controle de estoque é muito importante para quem gerencia um laboratório.

Por lidar com um grande volume de materiais com especificações técnicas e de segurança, o cuidado com esse aspecto precisa ser reforçado.

Pensando nisso, vamos mostrar quais são as funcionalidades imprescindíveis na adoção do sistema para controlar o armazenamento e volume das peças que norteiam o trabalho das análises clínicas. Venha conosco!

Por que o uso de software para controle de estoque é a decisão ideal?

A logística é uma das áreas da empresa que mais sofre com necessidade de vistoria e acompanhamento constante.

Por necessitar de um bom controle gerencial e de abastecimento, ela deve estar sempre rodeada de cuidados. Qualquer erro mínimo pode causar muito transtorno, retrabalho e prejuízo.

Na gestão de estoque, automatizar os registros e as conferências por meio de um sistema é a postura mais sensata da administração. Essa medida garante que as informações lançadas fiquem salvas e acessíveis para a equipe, evitando problemas de comunicação e perda de dados importantes.

Ao falarmos de laboratórios de análises clínicas, o estoque se torna ainda mais importante: além dos elementos para realização dos procedimentos, a gestão dos materiais coletados também deve ser feita via sistema, agilizando todo o processo e garantindo a qualidade dos serviços, uma vez que não há possibilidade de desvios e falhas nos processos.

Quais são as funcionalidades mais importantes?

Se o objetivo do software é manter tudo organizado e entregar resultados de maneira ágil, há sem dúvida algumas funções que são imprescindíveis.

Não basta ter referência de tudo o que há em estoque e permitir a busca instantânea. O uso da tecnologia precisa ir além. Confira 3 aspectos importantes!

Acompanhamento de movimentações

Ter total controle sobre as entradas e saídas talvez seja a maior dificuldade de quem precisa ter o estoque em ordem para dar bom andamento ao desempenho dos serviços. Nesse sentido, o software aparece como solução.

Ele mantém o registro de todas as movimentações, lançando o que foi retirado ou inserido no sistema e atualizando todos os bancos de dados com base nessa nova informação.

Assim, toda a equipe sabe onde houve a baixa. Esses registros auxiliam na tomada de decisão de compra, evitando despesas desnecessárias e excessos.

Monitoramento da validade de produtos

O sistema precisa ter a funcionalidade de emitir um alerta acerca dos prazos de vencimento dos materiais, agrupando-os na visualização de forma dinâmica, a fim de que o que é mais antigo ou tem menos vida útil seja utilizado com antecedência em relação a outros itens.

Além de ser uma maneira de garantir a segurança dos produtos utilizados, lembre-se que acabar com o desperdício é uma forma de enxugar custos.

Busque por sistemas que permitam a opção de gerenciar por categoria, como setores ou filiais.

Capacidade de gerar relatórios

A gestão financeira deve ser contemplada pelo software porque está diretamente ligada com a de estoque. O sistema precisa ser capaz de gerar relatórios que auxiliem na tomada de decisão.

Despesas por centros de custos, necessidade de compra por razão de estoque mínimo, apuração de movimentação por produto, valores pagos, enfim, esses dados devem estar à disposição quando o gerenciamento se dá por meio de uma ferramenta desse cunho.

O que mais levar em consideração na hora de escolher o sistema?

Essa é uma orientação importantíssima: busque uma solução que se aplique em atender as necessidades específicas de quem atua no ramo de análises clínicas, pois ela vai trabalhar o tempo todo com foco na eficiência do seu negócio, abrangendo questões particulares que outros softwares não contemplam.

O principal cuidado que você deve ter ao escolher um software para controle de estoque é certificar-se de que a empresa que presta o sistema seja de confiança e entregue qualidade no desempenho dele. Para garantir isso, pesquise sobre a reputação e veja os cases de sucesso.

Somos especialistas no segmento de software para gerenciamento de laboratórios e sempre produzimos conteúdos direcionados para quem quer potencializar a atuação de suas clínicas.

Para manter-se por dentro das tendências, assine a nossa newsletter e receba os conteúdos que preparamos para você!

Deixe seu comentário

Vendas