(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
técnico ou administrativo
9 jul 2018

Técnico ou Administrativo? Descubra seu papel no laboratório!

//
Comentários0

Em um laboratório de análises clínicas existem diversos cargos, que compreendem técnico ou administrativo. É importante definir qual o papel de cada um para que seja feita uma gestão eficiente de recursos.

No entanto, sempre surge aquela dúvida, tanto dos gestores quanto dos próprios funcionários, em relação a qual atividade e função cada colaborador se encaixa melhor. Neste post falaremos sobre o papel dos colaboradores técnicos e administrativos no laboratório. Acompanhe!

Colaboradores técnicos

Uma das áreas mais importantes dentro de um laboratório de análises clínicas é a técnica, que tem como principal objetivo atender ao número máximo de clientes com muita eficiência e qualidade. Neste contexto, o perfil do técnico é essencial.

O colaborador técnico é o profissional responsável pela realização da coleta de materiais biológicos e, por esse motivo, deve ter capacitação técnica, conhecimentos científicos e habilidades interpessoais com o paciente.

Ele é o representante direto do laboratório com os clientes pelo fato de constantemente estar na linha de frente, sugerindo melhorias e ouvindo queixas, além de ter o importante papel de tentar tranquilizar e passar confiança na hora de realizar os exames.

Além disso, esses profissionais devem ter habilidades e conhecimentos para realizar testes laboratoriais e análises microscópicas, preparar e processar as amostras biológicas e orientar o paciente com relação a todo o processo do exame.

Ele deve ser sempre pautado em princípios éticos e nos mais altos padrões de qualidade, levando em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não termina no ato técnico, mas sim com a solução do problema do paciente.

A sua capacitação profissional deve ser alicerçada em habilidades para trabalhar em equipe, como: organização, comunicação, segurança e profissionalismo.

Colaboradores administrativos

O administrador em um laboratório é o responsável pelo planejamento, organização e gerenciamento do negócio. Ele tem responsabilidade com a infraestrutura do espaço físico e com o bem-estar dos pacientes.

É muito importante na organização de um laboratório, concentrando todo o potencial da sua equipe e confiando suas tarefas de acordo com o que precisa ser feito do espaço.

O administrador também é muito importante para garantir a ordem e a organização no trabalho. Sua função envolve tanto a garantia do bem-estar de seus pacientes como o dos funcionários, gerenciando determinado espaço em favor do serviço da equipe.

Ademais, ele define o número de funcionários em cada especialidade que aquele local deverá atender, incluindo a eficiência dos funcionários e as necessidades do ambiente.

Além disso, ele também controla o estoque de materiais, planeja a manutenção preventiva dos equipamentos usados, direciona o destino de resíduos do laboratório e organiza a limpeza.

O colaborador técnico e o administrativo têm papéis muito importantes dentro do laboratório, a fim de que nada gere transtorno ou comprometa a segurança dos funcionários e dos clientes.

Em síntese, é de suma importância definir o papel de cada colaborador no laboratório, como sendo técnico ou administrativo, a fim de otimizar a gestão de todos os processos que envolvem este negócio.

Isso promove um aumento da qualidade dos serviços prestados, a entrega dos exames no prazo estabelecido e o aumento da produtividade — se destacando perante a competitividade do mercado.

Você curtiu nosso post? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

Deixe seu comentário

Vendas