Assim como qualquer empresa, um laboratório de análises clínicas pode ganhar bastante com o bom rendimento dos colaboradores. Mas como aumentar a produtividade da equipe, de fato, considerando todas as peculiaridades desse setor?
Afinal, em um laboratório é necessário lidar com muitas questões, desde o atendimento dos pacientes até a emissão de laudos. Cada um dos processos precisa ser bem executado, contando com a capacidade e o preparo dos funcionários.
Para ajudar você, separamos algumas dicas de como aumentar a produtividade do seu laboratório. Continue lendo e saiba como colocá-las em prática!
Qual a importância de uma maior produtividade?
Ora, se você tem um determinado número de pessoas para executar um processo, imagine o quanto seria interessante se elas pudessem realizar a mesma quantidade de trabalho em menos tempo. Ou ainda, conseguir melhores resultados mais rapidamente.
Assim, aumentar a produtividade é importante para que seu laboratório produza bem mais, utilizando os mesmos recursos, tanto humanos quanto materiais. É uma forma de conseguir melhorar o rendimento do seu negócio, sem necessariamente investir mais. Inclusive, é possível reduzir custos tendo uma equipe mais produtiva.
Outra vantagem é auxiliar o laboratório a se manter em conformidade com as principais regras do setor. Afinal, ao se otimizar processos, evita-se erros simples, mas que podem prejudicar todo o ambiente laboratorial.
Como aumentar a produtividade da equipe?
Mas como aumentar a produtividade na prática? Obviamente, isso vai depender muito das rotinas do seu laboratório e da sua própria equipe. Dessa forma, a primeira coisa a se fazer é desenvolver uma cultura voltada para a performance.
Isso significa criar um ambiente em que as pessoas sejam incentivadas a superarem metas e alcançarem melhores resultados. E existem diversas ferramentas e indicadores para mensurar a eficiência dos colaboradores e tornar o serviço mais competitivo.
Além disso, um ponto importante é orientar a gestão para a utilização de dados. Eles são fundamentais para que as decisões sejam baseadas em informações consolidadas e não em achismos. Esses dados permitem o conhecimento aprofundado da sua operação em todas as etapas.
Como a tecnologia pode ajudar?
Outro fator determinante para aumentar a produtividade é a tecnologia. Existem diversas ferramentas, como um sistema de gestão laboratorial, que contribuem para uma maior eficiência em todos os processos do laboratório.
Esse tipo de sistema é baseado em dados, contribuindo para que a empresa alcance melhores resultados. Com a automação laboratorial, os processos são padronizados e otimizados, reduzindo erros que comprometem a produtividade.
O interfaceamento, ainda, colabora para que os equipamentos e ferramentas usadas possam se comunicar diretamente com o sistema. Assim, eliminam-se os erros e a necessidade de outros softwares de integração.
No caso do Unilab, o interfaceamento também permite a redução de custos com mão de obra e insumos, além de um menor tempo de espera pelos pacientes.
Agora que você sabe como aumentar a produtividade e a importância disso para o seu laboratório, é hora de rever todos os seus processos e sistemas. Faça um estudo completo do seu negócio e entenda todas as mudanças que podem ser implementadas.
Gostou de saber como aumentar a produtividade? Quer saber mais como a ferramenta do Unilab pode ajudar? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!