(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
22 jun 2018

Gestão da informação e tecnologia para laboratórios

//
Comentários0

A tecnologia está presente nas empresas em suas mais variadas formas. Nos serviços de saúde, esse recurso é muito bem aproveitado por meio dos sistemas de informação específicos que otimizam toda uma rotina e estrutura de trabalho.

Dentro da área médica, os laboratórios de análises são marcados pela alta demanda de exames e atendimentos. E é para lidar com o volume de pedidos que muitos profissionais vêm apostando em soluções inovadoras do mercado.

Quer saber quais são elas? Confira aqui as tecnologias que merecem atenção no momento e em um futuro próximo!

1. Seja bem-vindo ao futuro dos laboratórios

Toda forma de inovação pode trazer benefícios para a sociedade. Apesar disso, dentro da área médica o incentivo para a busca de novos métodos de trabalho e melhorias nos processos ainda é baixo, especialmente no Brasil.

Felizmente, algumas empresas vêm provando que é possível caminhar em direção ao futuro mesmo com soluções simples. Ações como automação de processos, emissão de laudos à distância e aplicativos de exames são alguns exemplos de inovações que estão presentes em laboratórios de análises clínicas.

2. Escolha um software de gestão

Muitos laboratórios trabalham com um grande volume de exames. A alta demanda exige atenção redobrada e muita organização para que nenhum detalhe fique de fora. Se antes o controle de laudos era feito manualmente por um ou mais funcionários, hoje ele pode ser melhor conduzido e monitorado com auxílio dos sistemas de gestão.

Veja abaixo os principais benefícios que um software pode trazer para o laboratório:

  • Mais agilidade;
  • Diminuição dos erros;
  • Melhora no atendimento;
  • Foco na qualidade;
  • Segurança dos dados.

 

 

3. Estruture a TI

Objetivos como a redução do custo de exames e informatização exigem que qualquer empresa invista no setor de TI. Esse processo de melhoria é importante para manter a qualidade da gestão e garantir eficiência nas tarefas cotidianas.

A compra dos equipamentos de hardware é um passo importante na estruturação do setor de TI. É importante consultar a empresa provedora do software para que dê as mínimas orientações sobre os modelos a serem adquiridos. Na hora da escolha, procure avaliar a relação custo-benefício de cada modelo e reserve um tempo para analisar as características da marca. A rede de internet ou intranet é o próximo item a ser providenciado para interligar todos os setores do laboratório. Essas redes devem ser configuradas a partir de um computador-chefe, conhecido como servidor principal.

Com a estrutura física pronta para a automação, chega o momento da aquisição do software que fará a gestão das áreas específicas do laboratório.

4. Prepare-se para o Big Data

O processamento rápido de dados é valioso para empresas de diferentes áreas. Por esse motivo, os sistemas Big Data vêm ganhando atenção pela capacidade de armazenarem grande quantidade de informações de forma segura e confiável. Mas o que representa esse conceito e como ele pode ser aproveitado nos laboratórios?

O grande banco de dados promete novas soluções para o tratamento de pacientes e para a cura de enfermidades.

 

O que achou do post? Foi útil para você? Se acredita que outras pessoas podem se beneficiar com essas informações, compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Deixe seu comentário

Vendas