(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
25 jun 2018

Recrutamento e seleção na área da saúde

//
Comentários1

Os fundamentos da gestão de pessoas são também alicerces para o desenvolvimento da empresa, já que, a partir dela, se dá o desenvolvimento do capital humano. Assim, os processos de contratação demonstram seu valor.

Você conhece as técnicas de recrutamento e seleção usadas no mercado? Entende o que são esses conceitos na prática? Sabe como aplicá-los na área da saúde?

Pensando em orientar você sobre isso, preparamos este conteúdo sobre como montar uma equipe excelente na área da saúde. Quer avançar esses passos na sua administração? Venha conosco!

Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

O recrutamento pode ser classificado como interno ou externo. O primeiro é quando a empresa busca por pessoas dentro da própria organização. O lado positivo é que estimula os colaboradores, fazendo-os perceber que podem crescer profissionalmente, já que quem trabalha bem é reconhecido.

O recrutamento externo divulga as oportunidades fora da empresa, buscando novos talentos. A empresa pode optar por ambos os recrutamentos (inclusive simultaneamente), considerando o que for mais coerente e eficiente, tanto para o preenchimento do cargo em aberto, quanto para o funcionamento da organização e do RH de modo geral.

Já o processo de seleção trata diretamente de como a avaliação vai ser feita para a contratação, qual método de medição vai definir se o candidato é ou não apto para a vaga e o que vai ser, de fato, avaliado. Os candidatos são trazidos pelo recrutamento e testados pela seleção.

Como esses conceitos se aplicam sob a ótica da saúde?

Ao abordar o conceito da seleção de pessoas sob a ótica da saúde, é importante ressaltar que, além das habilidades técnicas para executar as atividades do setor e cumprir as normas da área, o profissional também precisa tomar uma série de cuidados com o atendimento ao paciente.

Afinal, com doenças e inseguranças em relação à saúde deixam a pessoa e sua família num momento frágil, é preciso ter tato para criar um ambiente acolhedor, ágil e excelente diante das mais adversas circunstâncias.

Qual é a melhor categoria de recrutamento para a área da saúde?

Há diversas formas de fazer a divulgação de uma vaga. Essa decisão deve ser feita por meio de uma boa análise interna e externa da empresa. Para cargos muito específicos, por exemplo, a divulgação em uma revista da área pode ser interessante, enquanto para um recrutamento que busca muitos candidatos, a divulgação na internet pode ser certeira.

A definição do tipo de recrutamento e da veiculação dele fica a cargo da gestão de pessoas, medindo quais são as vantagens e desvantagens de cada meio (pode-se usar mais de um): internet, boca a boca, processo interno, anúncio, revista… Como dissemos, o recrutamento causa impactos no clima organizacional, e por isso é essencial que essa ação seja estratégica.

De fato, não há um padrão que atenda totalmente a necessidade da área como um todo. O ideal é que a administração planeje o recrutamento e o execute de acordo com o que for mais saudável e benéfico para a organização, considerando também a viabilidade financeira.

 

O que achou do post? Foi útil para você? Se acredita que outras pessoas podem se beneficiar com essas informações, compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Vendas