(43) 3336-8556

Treinamento interno

O sucesso para um bom desempenho do seu laboratório
26 fev 2015

Treinamento interno: o sucesso para um bom desempenho do seu laboratório

Realizar treinamentos internos no laboratório de análises clínicas é fundamental para deixar seu paciente mais satisfeito.

A cordialidade, a preparação dos funcionários para lidar com emergências, cuidados com portadores de necessidades especiais e idosos, bem como treinamento quanto a processos e procedimentos internos devem ser realizados periodicamente com a equipe.

Os treinamentos internos também contribuem para melhorar o clima organizacional, integrar novos e antigos funcionários, valorizar a equipe de trabalho, podendo utilizar-se dos próprios colaboradores para ministrar pequenos treinamentos visando uniformizar processos e criar um ambiente mais positivo e motivador!

Os treinamentos não precisam ser exclusivos sobre processos de trabalhos, podem envolver palestras motivacionais, abordar questões de saúde pública, para informar – por exemplo – sobre uma doença que está sendo foco de notícias, educar e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e seus familiares.

É importante lembrar também que os treinamentos voltados a qualidade, tanto de processos quanto de atendimento, são fundamentais para um futuro processo de acreditação do seu laboratório. Um dos itens avaliados é justamente a presença de treinamentos que mantenham os colaboradores habilitados e aptos para exercerem suas funções.

A acreditação de laboratórios clínicos é feita por auditorias externas que avaliam o funcionamento do seu sistema de qualidade e de sua competência técnica de acordo com a norma ABNT NBR NM ISO 15189, por isso todo treinamento interno que seu laboratório realize deve ser registrado, com uma lista de presença assinada por todos os participantes, onde conste ainda o tema, a data da realização e o profissional responsável pelo treinamento.

Deixe seu comentário