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1 set 2017

Atendimento ao paciente: use o celular a seu favor!

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Os smartphones são presença garantida no dia a dia do brasileiro. Não é por outro motivo: as inúmeras funcionalidades desse tipo de dispositivo facilita (e muito) a organização de tarefas diárias e a comunicação.

Essa facilidade de comunicação por meio do celular, aliás, pode ser utilizada para melhorar a gestão e o atendimento ao paciente no seu laboratório. Aplicativos como o WhatsApp e envios de SMS são opções práticas e econômicas para entrar em contato com o paciente e podem fazer uma revolução no dia a dia do laboratório!

Confira, neste post, como usar o celular ao seu favor no atendimento ao paciente!

Quais são os benefícios do celular no atendimento ao paciente?

Utilizar o celular para melhorar o atendimento no seu laboratório traz inúmeras vantagens. A principal delas é a qualidade da comunicação com o paciente.

Como muita gente não gosta ou não tem tempo de atender ligações do laboratório, os aplicativos de celular (como o WhatsApp) e os envios de mensagem de texto eliminam esse inconveniente. Assim, as duas partes se beneficiam: tanto o laboratório pode entrar em contato para dar comunicados importantes, quanto o paciente pode aproveitar a facilidade de comunicação quando for necessário.

Além disso, também é possível promover ações de marketing por meio dessas ferramentas, que melhoram a imagem do laboratório perante os pacientes e fazem com que a marca seja lembrada. Mais que isso, essas táticas também ajudam a agregar valor ao serviço oferecido pelo laboratório.

Como implementar o uso do celular no laboratório?

Em primeiro lugar, é importante designar um número oficial do laboratório — ou mais de um, conforme o caso. É nesse número que vão se concentrar as comunicações com os pacientes.

Depois, é importante fazer um primeiro contato. Mensagens de boas vindas, por exemplo, são uma ótima opção. Posteriormente, é hora de investir no desenvolvimento de um relacionamento com o paciente por meio das ferramentas mencionadas.

Para os laboratórios, como mencionamos, é interessante utilizar o WhatsApp ou as mensagens de texto para marcar exames, para informar sobre a disponibilidade de resultados, avisar sobre a necessidade de recoleta, etc.

Além disso, também é possível utilizar SMS e aplicativos de mensagens instantâneas para investir em um bom relacionamento com os pacientes. Como mencionamos, ações simples de marketing como o envio de felicitações pelo aniversário ou em datas comemorativas fazem com que o paciente se sinta lembrado e, como consequência, terá uma boa imagem da marca.

Quais são os cuidados necessários?

Por outro lado, é importante destacar que alguns cuidados devem ser tomados ao implementar essas tecnologias no laboratório. Sem cautela, é muito fácil perder o controle dos contatos com os pacientes e deixar a desorganização tomar conta.

Para evitar esse tipo de problema, é interessante investir na automatização desses processos de contato com o paciente. Uma boa opção é investir em um gerenciador de ambiente laboratorial. O software SMS Unilab, por exemplo, é configurado para enviar mensagens automáticas de boas-vindas, sobre entregas de resultados e em datas comemorativas como aniversário, bem como sobre a necessidade de recoletas, por exemplo.

Utilizando o celular ao seu favor, o dia a dia do laboratório se torna muito mais simples — tanto para a equipe, quanto para os próprios pacientes!

O que achou das nossas dicas sobre atendimento ao paciente? Deixe seu comentário!

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