(43) 3336-8556

Veja como reduzir os custos do seu laboratório com dicas objetivas e de fácil aplicação

29 maio 2015

Veja como reduzir os custos do seu laboratório com dicas objetivas e de fácil aplicação

Não é porque está tudo confortável com seu laboratório que não há problemas. Nem sempre esses surgem de imediato, e muitos só são percebidos quando chegam a um nível de risco elevado. Leve em conta os custos que você tem com seu empreendimento. Você pode ter todas as contas em dia e não pagá-las com dificuldade, mas reduzir esses custos não seria ainda melhor?

Além de poder investir mais na estrutura do laboratório, você ainda poderá fornecer um serviço de mais qualidade para seus clientes. Sabemos então que, quanto mais qualidade apresentada, mais sucesso profissional você tem! Sempre há uma nova tecnologia, um novo tipo de papel, de maquinário, de tudo! Você só precisa conhecê-los e isso não pode acontecer tardiamente!

Conheça um pouco das principais mudanças de atitude que podem ser tomadas a partir de agora e que resultarão em lucros melhores para seu laboratório.

Otimizando Custos com Pessoal

Não estamos falando em uma demissão em massa para seu laboratório, afinal ele precisa de funcionários para funcionar completamente! O que acontece, na maioria das vezes, que leva a gastos exorbitantes é a falta de treinamento. Quanto menos capacitado for quem trabalha para você, menos qualidade essa pessoa oferecerá ao atendimento do seu negócio.

Existem maneiras práticas e de fácil aplicação que ajudam na redução de custos com o pessoal. Observar o tempo que seus funcionários estão trabalhando de fato, como estão utilizando os recursos do laboratório e também o ambiente físico, é um exemplo. Algumas coisas podem ser mudadas nesse quesito e, consequentemente, a lucratividade elevada.

Esteja sempre por dentro das mudanças que podem aumentar o desempenho de seu laboratório. Isso pode ser feito através de treinamentos de pró-atividade aos funcionários, compra de aparelhagens mais modernas e eficientes, troca da estrutura física, mudança de software e muito mais.

Evitando Gastos com Papel e Impressão

A informatização de um negócio é vantajosa não apenas para a praticidade do serviço prestado, mas também para a economia de muitos gastos. A impressão e a compra de papel é um desses. O investimento que você faz à longo prazo para esses dois itens, é muito maior do que a implantação de um sistema em todos os laboratórios.

Aposte em sistemas de dados eletrônico, onde estarão arquivados não apenas o histórico dos seus pacientes, como os dados da área administrativa, financeiro, estoque, etc. Além dessa vantagem, que é mais do que prática, a segurança se eleva consideravelmente. Sistemas empresariais seguem com registros de senha e acesso, o que significa que você saberá exatamente o que foi acessado, por quem foi acessado e quando foi acessado cada setor de seu laboratório.

A vantagem para o seu laboratório é ainda maior quando se leva a questão da sustentabilidade a sério. A economia com os gastos de papel e impressão também reduzem o número desse material e de plásticos – provenientes da tintura de cada máquina – liberados no meio ambiente.

O lucro é ainda mais considerável quando lembrar-se que a praticidade apresentada para o cliente é ponto positivo para qualquer negócio. Pense em quantos clientes ficariam interessados em ter acesso ao resultado do exame no conforto da sua própria casa!

Eliminando Desperdícios no Estoque

Desperdícios sempre são problemáticas preocupantes para uma empresa. É preciso fazer um controle do que está sendo gasto, se produtos estão vencendo no estoque, se as compras estão sendo superestimadas ou subestimadas. Dessa forma você saberá se os produtos do seu laboratório são utilizados como deveriam.

Há também a possibilidade de implantar um treinamento que favorecerá o fluxo do caixa quanto aos desperdícios no estoque. Muito simples! Se o seu funcionário não é constantemente atualizado sobre o manuseio de um produto, máquina ou qualquer outro item do laboratório, provavelmente haverá desperdício do mesmo. Reciclagens periódicas são sempre bem-vindas, nesse caso.

Como a Tecnologia pode Ajudar a Reduzir os Custos

Vimos mais acima que um sistema informatizado é fator importante para a redução de gastos junto à impressão e papel para uma empresa. Para empreendimentos da área de saúde, a necessidade da tecnologia se faz maior a cada dia. Além de proporcionar um atendimento de melhor qualidade para os pacientes, você também terá um tempo de resposta bem menor, o que é extremamente atrativo para todos.

Dá para desenvolver softwares exclusivos ou utilizar os que já estão no mercado – o que ajudaria ainda mais na redução dos custos para o mesmo. Lembre-se sempre que tempo é dinheiro e qualidade de serviço prestado é ainda mais! Quanto melhor for o trabalho prestado do seu laboratório, mais retorno positivo ele terá.

Além de reduzir os custos do seu laboratório, haverá menos dor de cabeça com problemas a serem solucionados. Pense em uma produtividade completa e perfeita e a transforme em realidade com o nosso Ebook. Você pode ter o conteúdo completo e GRATUITO com apenas um clique: Faça o download do Ebook “Como Reduzir Custos no seu Laboratório”!