Adotar boas práticas de atendimento ao cliente tornou-se uma das principais estratégias das grandes empresas, incluindo os laboratórios. Isso acontece porque, quando a organização melhora o processo de relacionamento com o cliente, é possível que ele se sinta mais à vontade e motivado a se fidelizar à empresa.
Como consequência disso, a estratégia de atendimento com qualidade ajuda a manter o negócio com solidez e sustentabilidade. Isso pode, por exemplo, proporcionar receita para o desenvolvimento de novas tecnologias para os exames. Sendo assim, assumir boas práticas de atendimento pode trazer consequências positivas a longo prazo para a empresa.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça algumas dicas para a sua equipe realizar um atendimento que encante os clientes. Confira!
Conheça o seu público
Para iniciar as boas práticas de atendimento, é necessário conhecer profundamente o seu público. Isso porque, quanto mais você tiver informações a respeito de seus clientes, facilita entregar um serviço que eles esperam e de que precisam.
A fim de descobrir mais sobre seu público-alvo, é possível investir em pesquisas de mercado que consigam sinalizar quais são os hábitos de consumo dele. Vale a pena sugerir o preenchimento de formulários, nos quais o cliente pode indicar, por exemplo, a maneira que ele gosta de ser abordado, em quais redes sociais ele gostaria de receber informações do laboratório, dentre outros detalhes.
Esteja presente nas redes sociais
Os laboratórios que marcam presença nas redes sociais são aqueles que tendem a oferecer o melhor atendimento. Isso acontece porque, hoje em dia, as redes sociais são altamente usadas pelos clientes, o que as torna ponto de contato entre a empresa e o consumidor.
Sendo assim, é fundamental que o laboratório tenha uma equipe que consiga realizar o atendimento nas redes sociais e, também, contar com tecnologias de inteligência artificial para fazer esse atendimento fluir de maneira mais rápida.
Use vários canais de comunicação
Além de estar nas redes sociais, o laboratório também tem a possibilidade de se aventurar por outros canais de comunicação. Por exemplo, ele pode criar uma newsletter enviada via e-mail para entregar conteúdo relevante aos seus clientes.
Também pode utilizar o chat no site do laboratório para responder as principais dúvidas em relação aos exames e procedimentos. Para saber onde investir em canais de comunicação, é fundamental que o laboratório pesquise bem o seu público-alvo e perceba qual é o canal mais adequado para ele.
Peça feedback
Quando concluir o exame laboratorial, não é o momento final de prestar atendimento ao cliente. Isso porque é importante saber do consumidor qual é a avaliação que ele faz a respeito de todo o atendimento recebido durante a sua relação com o laboratório.
Nesse sentido, é indicado solicitar que o cliente preencha alguma pesquisa de satisfação, a fim de dar um feedback, positivo ou negativo, a respeito do laboratório. Reunindo essas opiniões, a empresa consegue melhorar as suas diretrizes de atendimento e, com isso, aumentar enormemente o processo de fidelização.
Essas foram as informações sobre boas práticas de atendimento. É importante destacar que, quando o cliente se sente satisfeito, ele tende a se fidelizar ao laboratório. Isso ajuda a trazer um bom retorno financeiro para a empresa, possibilitando, inclusive, a melhora do quadro de pessoal e os investimentos em tecnologia.
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