(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
armazenamento de material biológico
30 nov 2018

Veja como otimizar a gestão de armazenamento de material biológico

//
Comentários0

Todos os dias são coletados diversos tipos de amostras, como sangue, fezes e urina, em um laboratório de análises clínicas. Por isso, fazer o correto armazenamento de material biológico pode ser um dos maiores desafios nesse tipo de estabelecimento.

Afinal, cada material tem suas propriedades, exigindo cuidados adequados para que não se deteriore ou contamine, o que prejudicaria os resultados dos exames. Sem contar que existem normas específicas que devem ser respeitadas.

Neste sentido, separamos algumas dicas para ajudar na gestão de armazenamento de material biológico. Continue a leitura e saiba como implantá-las no seu laboratório!

Considere diferentes variáveis

O primeiro passo é entender bem todos os processos e a rotina do seu estabelecimento, pois a demanda de equipamentos e métodos vai depender bastante dos procedimentos realizados, uma vez que cada material exige cuidados diferentes.

Dessa forma, é preciso considerar todas as variáveis, como o tipo de material, a temperatura ideal de conservação, o prazo de viabilidade das amostras e a finalidade delas.

Ou seja, depois dessa avaliação, você saberá quais e quantos equipamentos, como refrigeradores e centrífugas, serão necessários.

Mantenha ambientes refrigerados

A partir das variáveis avaliadas, é possível entender as diferenças de temperatura tanto para a manutenção quanto para o armazenamento de materiais biológicos diferentes.

Assim, você pode adquirir e regular os equipamentos corretamente e de acordo com as características de cada material.

Além disso, é fundamental ter uma boa refrigeração em todo o laboratório, para manter a viabilidade das amostras ainda na coleta. Por isso, vale a pena investir em um bom sistema de ar-condicionado e adaptá-lo às necessidades da sua região.

Faça a manutenção dos equipamentos

Muitas vezes, um equipamento usado na armazenagem pode parar de funcionar de repente, comprometendo todas as amostras guardadas. Isso pode comprometer seus resultados, atrasar as entregas e, principalmente, causar desgaste com os pacientes, que precisam retornar para fazer novas coletas.

Por isso, o ideal é fazer a manutenção regular de todos os equipamentos usados para armazenar material biológico. Para tanto, devem ser considerados a data de fabricação, o tempo de uso e a deterioração esperada para cada um deles.

Adote um sistema de sinalização adequado

Também não dá para armazenar as amostras, ainda que de um mesmo tipo, da mesma forma. Não basta apenas colocar o nome do paciente, uma vez que algumas delas podem ter prioridade, seja por conta da validade ou de qualquer outra variável.

O ideal é colocar etiquetas completas, com o nome e o número do cadastro do paciente, as datas de entrada e de validade e o exame que será realizado. Dessa maneira, evita-se erros e retrabalhos que comprometem a rotina do laboratório.

Respeite todas as normas de proteção

Por fim, é fundamental destacar que existem normas próprias que regem o armazenamento de materiais biológicos. Elas procuram evitar a degradação das amostras, bem como a contaminação dos pacientes e dos colaboradores responsáveis pela manipulação.

Portanto, devem ser respeitadas não apenas pelas implicações legais, como também pela segurança das pessoas e do próprio laboratório.

Para ajudar, além de manter rígido controle, coloque um resumo com as principais regras em local visível para lembrar a todos.

Uma forma de facilitar o armazenamento de material biológico é usar um software de gestão de laboratórios. Ele reúne todas as informações necessárias, indicando a validade dos materiais e todas as variáveis. Além disso, imprime etiquetas com os dados dos pacientes e dos exames, facilitando a separação, além de atender a todas as especificações legais.

Gostou dessas dicas de como fazer o armazenamento adequado de material biológico? Ficou interessado em saber mais sobre como a tecnologia pode ajudá-lo? Então visite nosso site e conheça todos os nossos serviços!

Deixe seu comentário

Vendas