(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
cadastro de pacientes
9 nov 2018

Cadastro de pacientes: saiba como otimizar este processo

//
Comentários0

A cena é quase sempre a mesma: uma pessoa chega para ser atendida e depois de um tempo, preenche uma ficha enorme com os seus dados para só então passar pelo processo de triagem. Já parou para pensar em quanto tempo se perde fazendo o cadastro de pacientes no seu laboratório?

Essa demora afeta bastante a qualidade do atendimento, deixando os pacientes insatisfeitos. Além disso, prejudica a lucratividade do seu laboratório de análises clínicas, uma vez que poderia atender mais pessoas caso os processos fossem mais rápidos e eficientes.

Dessa forma, neste post apresentamos algumas dicas para ajudar você a otimizar o cadastro de pacientes no seu laboratório. Continue a leitura e saiba como implementá-las agora mesmo!

Centralize as informações

O primeiro passo é centralizar todas as informações, visto que é muito difícil otimizar o processo de cadastro de pacientes se cada colaborador utiliza uma ferramenta diferente. O melhor é que os funcionários usem o mesmo sistema e que todos os dados sejam processados nele. Com isso, você tem mais controle e pode realizar as mudanças necessárias.

Além disso, com todos os dados de pacientes em um mesmo lugar, é possível planejar melhor a gestão financeira e tomar decisões mais acertadas. Pode-se, ainda, fazer campanhas de marketing mais direcionadas, de acordo com a segmentação de seus pacientes.

Padronize a estrutura e os processos

Em seguida, é fundamental fazer uma padronização de processos e de toda a estrutura utilizada para o cadastro de pacientes. Se cada atendente começar o processo de uma forma diferente, isso pode levar muito mais tempo.

Isso quer dizer que tanto a forma como a ordem em que as informações são lançadas na ferramenta precisam ser padronizados. Assim, escolha uma sequência prática de preenchimento e todas as informações que devem fazer parte do cadastro.

Invista em um software de gestão

Existem diferentes ferramentas para o cadastro de pacientes. É recomendável investir em um software de gestão próprio para laboratórios de análises clínicas. Isso porque além do cadastramento, ele conta com outras funções bastante úteis para o dia a dia desse tipo de estabelecimento.

Com um software, é possível realizar, controlar e monitorar todas as etapas, desde o cadastro até a entrega dos laudos. Muitas ações podem ser automatizadas, agilizando o trabalho e aumentando a eficiência.

Mantenha os dados atualizados

Por fim, é bom destacar a importância de se manter uma base de dados sempre atualizada. Afinal, ainda que não seja necessário preencher a ficha cadastral por completo, o sistema deve ter as informações mais recentes sobre os pacientes.

Sendo assim, sempre que for realizar um novo atendimento de um determinado paciente, o ideal é confirmar alguns dados, principalmente os pessoais e os de contato. Isso é importante, inclusive, para facilitar o faturamento e a cobrança de faturas atrasadas.

Enfim, manter um software de gestão de laboratório completo e com informações atualizadas é uma maneira de otimizar e melhorar o cadastro de pacientes. E isso contribui não apenas para um atendimento de qualidade, mas também para um maior controle sobre o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre como otimizar o cadastro de pacientes? Quer entender melhor como um software de gestão de laboratório pode ajudar nesse processo? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Deixe seu comentário

Vendas