(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
estratégias de crescimento
29 out 2018

5 estratégias de crescimento para um laboratório de sucesso!

//
Comentários0

Foi-se o tempo em que o mercado laboratorial era liderado apenas pelas grandes redes. Hoje em dia, existem diversos estabelecimentos na área, o que, ao mesmo tempo em que facilita o empreendedorismo no ramo, aumenta o desafio de vencer a concorrência. É aí que entra a importância das estratégias de crescimento, capazes não só de manter o seu laboratório no mercado, mas também de fazer dele um sucesso com o público.

Não há nada mais prejudicial para um estabelecimento do que a estagnação. Pensar que essa questão funciona diferente para o ramo da saúde é um grande equívoco. Um laboratório pode (e deve) buscar meios para inovar, seja em atendimento ou em tecnologia, para aumentar o seu rol de procedimentos e alcançar novos públicos.

Se você ainda está se perguntando o que são essas estratégias de crescimento, continue lendo. Listamos abaixo 5 estratégias principais para você começar agora mesmo a colocar em prática.

1. Comunicação digital

Hoje em dia, podemos dizer que a internet é algo que faz parte da vida das pessoas. Por que não utilizá-la então para estabelecer canais de comunicação direta com o seu público? Estar presente em sites e redes sociais e adotar mecanismos de comunicação por e-mail e WhatsApp são meios eficazes de “conversar” diretamente com seus pacientes. Confirmações de exames e consultas, bem como plantão de dúvidas, podem ser facilmente geridos por essas ferramentas.

2. Inovação e tecnologia

Ainda falando em tecnologia, a cada dia surgem novas ferramentas. Os sistemas de gestão especializados em laboratórios ganham novas versões, os meios de emissão de laudos e envio de resultados ao paciente se modernizam e novas estratégias para o alcance do público-alvo são disponibilizadas. Estar atento a essas novidades e aberto a analisar de que formas elas podem ser implantadas é uma maneira de manter-se à frente.

3. Propósito de negócio

Por que você escolheu o investimento em um laboratório como forma de empreender? É claro que o que leva uma pessoa a escolher determinado ramo não é somente a questão financeira. A formação acadêmica e o nível de afinidade com o serviço em questão também fazem toda a diferença. Portanto, pense nisso na hora de inovar para crescer. O que você pretende proporcionar ao seu público? É importante pensar em ações que não desviem o estabelecimento de sua visão, missão e valores.

4. Foco nos colaboradores

Estabelecimentos ligados à saúde são muito mais dependentes do fator humano do que podemos imaginar. Não estamos falando somente em saúde, mas em relacionamento e outras questões subjetivas. Pacientes precisam de um bom atendimento para se sentirem acolhidos e se fidelizarem. Entretanto, o atendimento também é realizado por pessoas: os colaboradores. Oferecer treinamentos e prezar pelos níveis de satisfação dessas pessoas faz toda a diferença no resultado dessa equação.

5. Estabelecimento de padrões

Para oferecer um atendimento diferenciado ao público, é necessário estabelecer padrões. Dessa forma, traçar estratégias que determinem meios para a realização de cada procedimento é benéfico e ajuda a criar uma imagem do laboratório no mercado. É assim que um estabelecimento de pequeno ou médio porte pode caminhar até tornar-se uma verdadeira referência.

Como se pode ver, as estratégias de crescimento são fundamentais para ajudar o seu laboratório a expandir-se, tanto em número de atendimentos, quanto em abrangência de procedimentos.

Se você gostou do post, leia também este conteúdo sobre como inovar na gestão do seu laboratório.

Deixe seu comentário

Vendas