(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
Como software de gestão pode ajudar a contratar funcionários?
30 nov 2018

Como software de gestão pode ajudar a contratar funcionários?

//
Comentários0

Você deseja o melhor para a sua empresa e quer geri-la da maneira mais eficiente possível, não é mesmo? Saiba que, para isso, você pode contar com a tecnologia a seu favor. Os softwares de gestão, por exemplo, são uma excelente alternativa para o seu negócio.

Eles integram os vários processos que são essenciais na sua empresa, como controle de estoque, contabilidade, compras, tecnologia, recursos humanos, relacionamento com clientes, entre outros.

A característica central dos softwares de gestão é uma base de dados compartilhada que sustenta múltiplas funções usadas por diferentes departamentos da sua empresa. Na prática, isso significa que colaboradores de diferentes divisões — por exemplo, compras e financeiros — poderão se apoiar nas mesmas informações para desempenharem seu trabalho.

No post de hoje, você descobrirá como os softwares de gestão podem ajudar sua empresa a contratar funcionários. Boa leitura!

A importância dos softwares de gestão

Os softwares de gestão também são muito úteis por fornecerem relatórios automáticos e sincronizados. Assim, os funcionários não precisarão mais manter bases de dados separadas e planilhas manuais para gerarem relatórios.

Além disso, eles são muito úteis para empregadores e empregados acompanharem seus desempenhos, bem como para a comunicação interna entre diferentes departamentos.

Com todas essas funcionalidades, os softwares de gestão permitem que os colaboradores realizem seu trabalho de maneira mais eficiente. As barreiras entre departamentos são mais facilmente ultrapassadas.

Assim, é possível que sua empresa reduza custos, melhore a colaboração interna, alavanque seus resultados e produtividade, tenha clientes mais satisfeitos, melhor gestão de inventário e produção e melhor gerenciamento de recursos humanos.

O papel do software na gestão de pessoas

Especificamente no que se refere ao papel desses softwares na gestão de pessoas, eles são excelentes para gestores que desejam controlar a produtividade de seus colaboradores, melhor aproveitar os talentos disponíveis e contratar novos funcionários.

Acompanhe agora alguns benefícios do software de gestão na contratação de novos funcionários:

Simplifique e acelere processos de recrutamento

A automatização de partes do processo de seleção de candidatos faz com que o recrutamento seja mais simples e fácil de ser executado. Com a habilidade de criar vagas, rastrear e monitorar candidaturas, os softwares de gestão ajudam a poupar tempo, dinheiro e recursos.

Além disso, os softwares de gestão podem reduzir a duplicação de dados, então menos erros tendem a ser cometidos. A equipe de recursos humanos poderá, então, passar menos tempo corrigindo equívocos e poderá se dedicar a atividades mais inovadoras e de planejamento para encontrar os talentos certos para a empresa.

Identificação de talentos

Os softwares de gestão podem vir equipados com relatórios a fim de embasar as decisões a serem tomadas pelos profissionais de RH da sua empresa. Com informações analíticas avançadas, você poderá ter certeza de que terá o candidato que melhor se adequa à vaga disponível.

Você poderá cadastrar no software as características e aptidões que deseja que um candidato tenha para ocupar um cargo e o software fará a varredura da base de candidatos. Essa ferramenta auxiliará, inclusive, os processos de promoção interna da empresa, bem como as políticas de desenvolvimento de talentos.

Redução de custos

Um dos grandes benefícios no uso de softwares de gestão para contratar funcionários está na redução de custos. Você poderá usar o sistema, por exemplo, para visualizar e filtrar centenas de currículos, de forma a não ter que fazer isso manualmente. Assim, a economia de tempo resultará também em redução de custos.

Você poderá ainda usar o sistema para adicionar palavras-chave relacionadas a cada vaga e o software irá automaticamente passar por cada candidatura. Dessa forma, ele verificará se alguma se encaixa ao perfil pesquisado.

Aqui, estamos falando na economia do tempo de dias de trabalho de um ou mais colaboradores que precisariam ficar por conta dessa tarefa.

Organização de documentos

O recebimento de currículos e a comunicação com os candidatos pode ser feita por meio do software de gestão. Com isso, a chance de você ter dados duplicados ou papéis importantes perdidos diminui drasticamente.

Outra vantagem de ter os documentos organizados no software é que a transição dos candidatos para funcionários ocorrerá de maneira mais fluida e controlada. Isso diminuirá, inclusive, a necessidade de grandes espaços físicos para o armazenamento de arquivos. Currículos, referências e feedbacks podem ser facilmente guardados e acessados.

Registro de todas as informações

Os softwares de gestão são excelentes para o registro organizado de todas as informações referentes aos candidatos. O que antes era feito manualmente, ou em planilhas isoladas, agora pode ser feito de forma concentrada e organizada.

O ideal é que tudo seja lançado no software, inclusive para consultas posteriores. Assim, bons candidatos que porventura não sejam aproveitados no processo de recrutamento atual poderão ser chamados em uma oportunidade futura. Todos os dados daquele candidato, inclusive seus contatos, estarão salvos e poderão ser facilmente acessados.

Para que essa ferramenta funcione bem, é importante manter o software atualizado, registrando todos os detalhes, como traços de personalidade, pontos fortes e fracos.

Você se convenceu de que usar softwares de gestão para contratar funcionários pode ser uma ótima estratégia para a sua empresa? Certamente os processos de contratação serão mais simples e mais eficientes para a sua companhia e até mais atraentes para os candidatos.

Um processo de recrutamento moderno passa uma ótima impressão da sua empresa e atrai os melhores funcionários disponíveis no mercado. Se os candidatos puderem escolher entre uma empresa que usa processos de seleção obsoletos e outra que é atualizada, certamente escolherá a última.

Isso dará a ideia de que toda a empresa opera de maneira moderna e faz uso de processos e ferramentas que beneficiam o bem-estar dos funcionários. Dessa maneira, todos vão querer trabalhar em uma companhia que valoriza o tempo dos colaboradores e que cria estratégias para que estes desempenhem suas atividades com a maior eficiência possível, sem desperdícios.

Gostou do post? Siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações: estamos no Facebook e no LinkedIn!

Deixe seu comentário

Vendas