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6 qualidades para uma boa recepcionista

6 jun 2016

6 qualidades para uma boa recepcionista

Profissionais que trabalham em recepções são o cartão de visitas de uma empresa. São elas que irão interagir com diversos clientes, lidar com problemas e organizar toda a rotina do local.

Uma postura inadequada, linguagem grosseira ou rispidez são apenas alguns dos elementos que podem prejudicar de vez a imagem dessa empresa. Por isso, determinadas qualidades de uma recepcionista são essenciais para a realização de um bom trabalho.

Confira as 6 principais!

Proatividade

Uma característica fundamental para qualquer profissional e uma das qualidades mais importantes em uma recepcionista é a sua proatividade. Além de serem o primeiro contato de clientes com uma empresa, são elas quem cuidam de todo o funcionamento das suas atividades e da sua rotina.

Uma recepcionista precisa saber todas as informações sobre o local, estar à disposição em casos de dúvida, além de estar apta a resolver eventuais problemas que possam surgir.

Cordialidade

Um dos desafios do trabalho de uma recepcionista é conseguir lidar com pessoas de diversos perfis, sempre de forma amável, principalmente na área laboratorial, em que os pacientes estão mais sensíveis ou fracos por longos períodos de jejum.

É essencial para essa profissional saber contornar situações dramáticas de forma cordial e ser uma referência positiva do nome da empresa que representa.

Discrição

Uma recepcionista precisa lidar com diferentes pessoas, diariamente. Classe social, aparência ou etnia não devem ser requisitos para julgar um paciente ou privar alguém de um atendimento.

Manter a discrição é fundamental para o bom trabalho de uma profissional, seja na forma de se relacionar com os clientes, nas conversas com outros colaboradores e, até mesmo, em relação à sua aparência.

Roupas e unhas discretas, maquiagem leve e poucos acessórios são importantes para manter o foco no que é importante no ambiente de trabalho, que é a prestação de um serviço de qualidade.

Boa Comunicação

Se comunicar bem deve ser uma das qualidades de uma recepcionista, que lida com o atendimento de clientes e outros profissionais de uma empresa. Uma linguagem clara e objetiva é essencial na área de saúde, para que não reste dúvidas aos pacientes sobre qualquer procedimento, na hora de marcar consultas ou fazer com que se sintam mais confortáveis na realização de exames.

Alguém que lida com pessoas diferentes, de faixas etárias, condições sociais ou cidades de origem distintas, precisa evitar gírias ou palavras muito rebuscadas e, sob hipótese alguma, falar palavrões.

É muito importante ter cuidado também com a linguagem escrita. Erros de ortografia podem passar uma imagem de incompetência, não apenas para a profissional, como para a empresa.

Organização

Para conseguir lidar com todas as demandas, exames, telefonemas, consultas, solicitações e atendimentos ao cliente, é preciso se organizar. Ter uma agenda com datas e horários das atividades permite direcionar o tempo para atender bem aos clientes.

Um local em que as coisas estejam sempre à mão e possam ser encontradas facilmente facilita a rotina, agiliza a prestação dos serviços e melhora a qualidade do trabalho de qualquer profissional.

Dedicação

Pessoas que trabalham na recepção são as principais representantes da imagem de uma empresa. Por isso, é importante “vestir a camisa” desse local e se tornar uma referência de confiança para a gestão e para a qualidade de atendimento.

Manter o sigilo das informações, trabalhar bem em equipe e assumir responsabilidades são as melhores demonstrações de dedicação profissional. E os clientes reconhecem e apreciam esse esforço.

E você? O que considera ideal para ser uma boa recepcionista? Sentiu falta de alguma qualidade para um bom atendimento? Compartilhe com a gente nos comentários!

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