Muitas vezes, a importância de um laboratório fica reduzida em apenas fazer exames. Porém, sabemos que vai muito além. O resultado de um teste pode ser decisivo para a vida de uma pessoa. Portanto, o controle interno de qualidade é essencial para a saúde.
Pare para refletir na quantidade de processos que acontecem de forma simultânea no local: coleta de amostra, interação com o paciente, análises clínicas e muito mais! Como garantir que tudo isso está operando de maneira adequada?
É nesse momento que cada local adota estratégias diferentes para assegurar a qualidade do serviço. O mais importante de tudo é que garanta resultados precisos e confiáveis. Saiba mais!
Entenda o que é controle interno de qualidade
De forma geral, o controle interno de qualidade visa a monitorar o desempenho do laboratório. Isso ajuda a identificar possíveis erros e, consequentemente, permite a elaboração de ações corretivas e preventivas.
Claro, o maior beneficiado por isso é o paciente, que vai receber assistência em saúde de qualidade. Porém, o local também se beneficia, pois melhora o serviço prestado e se mostra um diferencial frente a outros concorrentes.
Saiba como colocar em prática
Existem diversas maneiras de monitorar os processos do laboratório e fazer o controle de qualidade deles. Veja algumas!
Invista em tecnologia
É difícil dissociar os avanços tecnológicos das análises clínicas. A cada dia, os equipamentos se modernizam cada vez mais para garantir resultados ainda mais precisos.
Contudo, a tecnologia também pode ser um meio de avaliar como está o desempenho do local. Uma das maiores contribuições é o fato de armazenar séries de dados. Assim, após a análise, tais dados se transformam em informações valiosas para a gestão do serviço.
Monitore resultados
A partir dos dados e processos, um gestor consegue obter resultados. Porém, é preciso pensar de maneira contínua, ou seja, avaliar como tem sido ao longo de uma faixa de tempo. Dessa forma, fica mais fácil detectar o comportamento daquele indicador.
Vamos a um exemplo: suponha que o número de exames caiu 30% de maneira brusca. O que parece apenas uma estatística pode indicar o surgimento de um novo concorrente.
Então, o gestor consegue elaborar estratégias para retomar ou mesmo ir além de como estava antes. Posteriormente, é preciso avaliar se as medidas adotadas surtiram algum resultado ou não.
Busque acreditações
Agora, um ponto muito importante: as acreditações. Por mais que seja uma avaliação realizada por terceiros, é possível inferir o nível de qualidade do serviço.
Se uma avaliação padronizada por órgãos responsáveis certifica determinado estabelecimento, sabe-se que a qualidade é boa. Logo, fica sob responsabilidade do local buscar por melhorias na medida em que forem sendo indicadas.
Falamos sobre algumas maneiras de fazer o controle interno de qualidade. Então, a lição que fica é a necessidade de cada local ter métricas, indicadores e métodos de analisá-los. Mais importante que monitorar cada processo é saber o que fazer com dados brutos. Extrair informações e antecipar-se diante de possíveis problemas são ações simples, mas que podem ser o diferencial do serviço frente aos demais.
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