(43) 3336-8556

AFINAL, POR QUE DEFINIR VISÃO, MISSÃO E VALORES DO LABORATÓRIO?

missão visão e valores
29 out 2018

Afinal, por que definir visão, missão e valores do laboratório?

Se você vai abrir um laboratório de análises clínicas, precisa ter metas e objetivos bastante claros, inseridos dentro de um planejamento estratégico bem-feito. Neste sentido, missão, visão e valores têm um papel muito importante para que a empresa se posicione no mercado e diante de seus clientes.

É bom destacar que isso se torna ainda mais relevante na área da saúde, que presta um serviço essencial para a sociedade. Mesmo assim, é comum que os empresários não entendam o que esses conceitos realmente representam.

Por isso, neste post explicaremos o que eles significam e qual a importância em estabelecê-los. Continue a leitura para saber como definir visão, missão e valores no seu laboratório!

Como esses conceitos estão inseridos no planejamento estratégico?

O primeiro passo para se montar qualquer negócio é fazer o planejamento estratégico. Nele são incluídos alguns pontos básicos que servem de direcionamento para a implementação da empresa.

Entre os itens que não podem faltar, podemos citar a análise financeira, estrutural e de custo, os objetivos, os diferenciais competitivos da empresa, entre outras informações.

Mas antes de tudo isso, é fundamental definirmos a visão, a missão e os valores. Eles servirão de base para a construção do planejamento como um todo. Assim, temos:

Visão

São os objetivos, as projeções para o futuro da empresa. Quando você estabelece uma visão para o seu laboratório, está apontando quais resultados pretende alcançar.

Missão

É a função da empresa, aquilo que ela pretende oferecer aos seus clientes, parceiros de negócio e à sociedade de modo geral. Basta pensar que qualquer organização tem um papel a ser exercido, de acordo com as expectativas de todos os que se relacionam com ela.

Valores

Consiste no conjunto de crenças, padrões e normas de conduta nos quais a sua empresa vai se fundamentar durante suas atividades. São ideais a serem seguidos, que formam uma cultura que permeia toda a existência do negócio.

Qual a importância de definir visão, missão e valores?

Esses conceitos são muito importantes para orientar todos os outros passos do planejamento estratégico. É a partir da compreensão de missão, visão e valores que uma empresa se apresenta diante do mercado e estabelece uma relação com as pessoas.

Por isso mesmo, esses conceitos também são fundamentais para engajar e motivar a equipe. Isso porque servem tanto para orientar o trabalho dos colaboradores no seu laboratório quanto para atrair as pessoas certas, que compartilham dos mesmos ideais para fazer parte dele.

Como aplicar esses conceitos no laboratório?

O primeiro passo para a definição e a aplicação da visão, da missão e dos valores é conhecer a sua empresa profundamente. Assim, estude todos os potenciais e diferenciais do seu laboratório.

Outro ponto importante é que esses conceitos precisam ser claros, objetivos, de modo que sejam facilmente entendidos por todos. Por sinal, é comum que eles correspondam ao pensamento do dono da empresa, mas o melhor é envolver toda a equipe na definição.

Por fim, é preciso destacar que não existe missão, visão e valores sem considerar os próprios pacientes. O seu público deve se identificar com esses conceitos, representando o quanto eles acreditam no seu negócio.

Agora queremos saber de você! Quais são a visão, a missão e os valores do seu laboratório? Como conseguiu defini-los ou pretende determinar esses conceitos? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Deixe seu comentário

Vendas