(43) 3336-8556

Materiais Educativos

ARTIGOS E E-BOOKS PARA DAR MAIS EFICIÊNCIA AO SEU LABORATÓRIO
software para laboratório de análises clínicas
10 dez 2018

Software para laboratório de análises clínicas: entenda a parte financeira

//
Comentários0

Já se foi o tempo em que os empresários e contadores faziam o controle das finanças apenas com papel, caneta e calculadora. As planilhas do computador também já estão ficando para trás. A realidade agora é outra, inclusive nas instituições de saúde. Contar com um software para laboratório de análises clínicas se tornou uma necessidade.

Afinal, a gestão laboratorial está cada vez mais complexa, sendo preciso lidar com diversas variáveis, principalmente na parte financeira. Por isso, neste post mostramos como funciona e quais os benefícios de se adotar esse tipo de ferramenta. Confira!

Como funciona um sistema de gestão financeira?

Trata-se de um programa de computador usado para registrar, organizar e resgatar todos os dados financeiros do laboratório. Esse sistema permite que o profissional da área financeira realize com mais rapidez todas as atividades relacionadas ao setor, bem como, verificar e evitar problemas que podem comprometer a segurança financeira da instituição.

A ferramenta funciona em um servidor, sendo necessário contratar o software. Nesse sistema serão processadas e armazenadas todas as informações relativas às finanças da empresa, como faturas, notas fiscais, contas a pagar e a receber.

A maioria dos softwares disponíveis funciona de forma modular, de modo que a gestão financeira é feita em um módulo, como acontece com o Unilab. Assim, pode-se adquirir outros, de acordo com a necessidade do laboratório.

Quais os benefícios de usar essa ferramenta?

O fato é que a saúde financeira de qualquer empresa depende bastante da organização de todos os dados e operações realizadas. Para isso, é fundamental contar com informações completas e confiáveis, que demonstrem, realmente, a situação financeira do negócio.

É aí que entra um sistema que é capaz de armazenar e processar todos esses dados de forma rápida, prática e segura.

Veja, a seguir, os principais benefícios de um software para laboratório de análises clínicas.

Permite economizar tempo

A ferramenta é intuitiva e bem simples de ser utilizada, otimizando bastante o tempo usado para inserir as informações. Ele mesmo já organiza tudo, de acordo com as datas e a classificação de cada documento.

Ajuda a evitar desperdícios

Com todas as informações organizadas, fica mais fácil identificar problemas, como desperdício de materiais e processos ineficientes. Isso antes mesmo deles se tornarem algo bem maior e que comprometa o fluxo de trabalho.

Integra todas as informações

Tudo que você precisa lidar em relação às finanças fica na ferramenta. Não é preciso mais usar um sistema para emitir notas e outro para fazer o faturamento, por exemplo, o que só contribui com a otimização de sua rotina.

Melhora a segurança das transações

Dessa forma, é mais seguro realizar as transações, evitando erros de processamento. A segurança também acontece com a proteção total de seus dados por meio de excelentes padrões.

Como escolher um software para laboratório de análises clínicas?

Bom, a verdade é que existem diversos sistemas de gestão disponíveis no mercado. No entanto, é melhor que ele seja adequado à sua realidade, para atender a todas as demandas internas do seu laboratório e não apenas à gestão financeira.

Além disso, é importante que ele facilite o acesso e o armazenamento de todas as suas informações com a segurança que você precisa. O fornecedor deve oferecer todo o suporte necessário, desde a implantação da solução até o treinamento da equipe.

O mais importante é que o software para laboratório de análises clínicas possa melhorar a gestão das suas finanças e maximizar seus resultados. Vale a pena conhecer todos os benefícios dessa ferramenta!

Gostou do post? Quer entender melhor como optar por um sistema de gestão? Então leia também nosso artigo sobre como escolher um software para laboratórios de análises clínicas!

Deixe seu comentário

Vendas