Dicas de como organizar melhor o treinamento dos seus colaboradores

Treinar e capacitar são palavras mágicas quando se trata de qualificar a equipe do laboratório, um processo constante que nunca pode ser negligenciado. Isso porque o conhecimento é dinâmico, especialmente num segmento em permanente desenvolvimento, como o laboratorial. Investir em manter seus colaboradores sempre atualizados faz deles um recurso com valor agregado para o empreendimento.…

Indicadores de performance laboratorial: ferramenta de peso para gestão!

A importância do levantamento de indicadores que possam ajudar a monitorar qualidade e tornar mais eficientes todos os processos do laboratório já é consenso há muito tempo. Mas produzir e analisar esses dados de forma manual, lenta e trabalhosa, ignorando o recurso dos softwares específicos, vai na contramão da proposta de agilizar e otimizar sua…

Controle melhor seus estoques com essas dicas

Controle de estoque é uma das tarefas mais fundamentais para o bom funcionamento do laboratório, mas, no entanto, pode ser negligenciada justamente por sua aparente simplicidade.    Garantir que os insumos estejam sempre disponíveis, controlar seus prazos de validade, ficar alerta para possíveis desabastecimentos sazonais ou eventuais, incluindo fazer frente a altas e baixas nas…

Aproximando o cliente do laboratório: Dicas para usar as mensagens automáticas!

Toda forma de comunicação e interação com o cliente merece cuidado especial e aproveitamento máximo, e não é diferente com as mensagens automáticas. Na verdade, elas devem ser vistas como mais uma alternativa de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, plena de possibilidades. O envio programado de SMS ou mensagens…

Frases que você nunca deve usar no atendimento online!

Seja no atendimento via chatbot, whatsapp ou redes sociais, existem algumas fórmulas de diálogo que devem ser dominadas para conduzir a conversa de forma mais produtiva e simpática à imagem do laboratório. Algumas frases, em especial, nunca devem ser usadas, pois deixam o cliente confuso, frustrado ou mesmo zangado. E ninguém ganha com isso. Confira…

Evite erros na fase analítica do laboratório usando o LIS

Na primeira parte desta série, abordamos como o LIS pode ajudar a minimizar erros na fase pré-analítica das atividades do laboratório, aquela que concentra a maior incidência deles, com até 75% das ocorrências. A maioria dos erros que acontecem no período pré-análise estão relacionados a problemas nas informações disponibilizadas aos clientes, envolvendo o preparo para…