gestão por indicadores em laboratórios

Saiba como fazer a gestão por indicadores em laboratórios

Fazer a gestão por indicadores é uma maneira de orientar a administração da empresa para a tomada de decisão acertada, a fim de corrigir processos, identificar os pontos positivos (potencializando-os) e negativos (corrigindo-os). Esses lances levam a melhores resultados, além de manter a empresa organizada. Por esses motivos, falaremos sobre 5 indicadores de desempenho para você utilizar…

O que considerar ao escolher um sistema de gestão de pessoas?

Para que haja um alinhamento dos colaboradores com a estratégia da empresa, o setor de Recursos Humanos precisa definir e implantar um sistema de gestão de pessoas. O RH passa a ter papel muito importante, desde o recrutamento até a retenção dos talentos, para o laboratório obter o sucesso desejado. Nesse cenário do RH como fonte de estratégias, a utilização de…

Associativismo: como e por que investir nessa ideia?

O associativismo é uma prática mercadológica muito útil para empresas cujos negócios tenham algum elemento em comum, como a utilização da mesma matéria-prima ou até mesmo um produto final similar. Na realidade, essa estratégia permite que duas ou mais empresas unam forças a fim de obter benefícios comuns. Mas para que essa ação dê certo, as organizações precisam se…

5 práticas de gestão de resíduos para adotar em seu laboratório

Fazer a gestão de resíduos de forma adequada é muito importante para o laboratório, não é mesmo? Muitos materiais manipulados nesses ambientes são perigosos e podem poluir e contaminar o ecossistema no entorno se não forem tomados os devidos cuidados. O descuido com os materiais descartados também é alvo de severas punições pela legislação. Assim,…

técnico ou administrativo

Técnico ou Administrativo? Descubra seu papel no laboratório!

Em um laboratório de análises clínicas existem diversos cargos, que compreendem técnico ou administrativo. É importante definir qual o papel de cada um para que seja feita uma gestão eficiente de recursos. No entanto, sempre surge aquela dúvida, tanto dos gestores quanto dos próprios funcionários, em relação a qual atividade e função cada colaborador se encaixa melhor. Neste post falaremos sobre o…